Patrocínio aos clubes de futebol faz satisfação do consumidor com bancos avançar
SÃO PAULO – O índice de satisfação do consumidor com os bancos subiu 4,7 pontos percentuais em fevereiro, em relação ao mês imediatamente anterior, ficando em 47,1%, segundo dados divulgados, nesta sexta-feira (15), pelo INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor), medido pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Os motivos de o setor ter apresentado alta na avaliação, segundo a pesquisa, têm relação com os patrocínios das instituições aos times de futebol e os incentivos em programas para mulheres empreendedoras.
No geral, o INSC registrou o segundo mês de retração seguido, alcançando 43,4% de satisfação e uma ligeira queda de 0,6 pontos percentuais.
Setores
Dentre os 24 setores analisados pelo INSC, a satisfação do consumidor com o setor de construtoras também apresentou alta significativa em fevereiro, na comparação com janeiro, de 7,3 p.p.
Veja na tabela abaixo a avaliação dos consumidores em relação aos 24 setores analisados pelo INSC:
Setor | Satisfação em fevereiro | Variação sobre o mês anterior (p.p.) |
---|---|---|
Fonte: INSC | ||
Alimentos | 72,4% | -4,5 |
Aviação | 64,3% | +2,4 |
Bancos | 47,1% | +4,7 |
Bebidas | 82,6% | -1,1 |
Bens de Consumo | 67,4% | -3,1 |
Construtoras | 52,4% | +7,3 |
Convênios Médicos | 58,3% | +10,2 |
Drogarias | 77,9% | +0,1 |
Eletroeletrônicos | 60,4% | -0,3 |
Energia Elétrica | 26,9% | -0,7 |
Gás | 53,1% | -3,2 |
Hospitais & Laboratórios | 57,3% | -10,3 |
Indústria Automobilística | 60,2% | -3 |
Indústria Digital | 67,7% | -0,2 |
Indústria Farmacêutica | 73,3% | -2,5 |
Lojas de Departamento | 61,6% | -2 |
Personal Care | 76,1% | -2 |
Saneamento Básico | 38,8% | -1,4 |
Seguradoras | 63,9% | -2,3 |
Supermercados | 75,5% | +3,8 |
Telecom | 23,6% | -6 |
Telefonia fixa | 38,6% | -2,3 |
Transporte metropolitano | 31,6% | -3,8 |
Vestuário | 75,5% | +1,5 |
O estudo
O INSC utiliza as redes sociais para coletar dados, mensurando as expressões, colhidas na web, de acordo com três pilares – qualidade percebida de produtos e serviços, expectativa do consumidor e valor percebido. O índice analisa a satisfação do consumidor em relação a 96 empresas de 24 setores da economia.
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