IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Algumas lições de Tio Patinhas para quem quer ficar milionário

Reprodução
Imagem: Reprodução

28/06/2013 09h40

SÃO PAULO - Se você é um investidor, provavelmente já ouviu falar do Tio Patinhas. Aliás, independente da sua situação financeira atual, você provavelmente já ouviu falar dele. Afinal, quem não sonha em ter um cofre gigante cheio de dinheiro?

No entanto, o Tio Patinhas é muito mais que seu dinheiro dentro do cofre. Desde que apareceu pela primeira vez, em uma cena de um quadrinho do Pato Donald, em 1947, Patinhas se tornou o pato de destaque da Disney, o que deu aos autores das histórias uma grande oportunidade de expor melhor o caráter do personagem.

Alex Planes, colunista do The Motley Fool, recentemente procurou aprender um pouco mais sobre o rico cidadão de Patópolis e resolveu compartilhar algumas das lições que ele aprendeu com o personagem.

Trabalhe mais duro que todos os outros (mas de forma inteligente), e fique de olho nos vigaristas
Em uma das histórias, Patinhas, ainda com 10 anos, é um engraxate sem sucesso que fica nas ruas de Glasgow, na Escócia, até que seu pai consegue para ele seu primeiro cliente, que paga com uma moeda de dez centavos americanos. Patinhas se sentiu traído pela moeda estrangeira inútil, mas ele também aprendeu a vida está cheia de trabalhos difíceis, no entanto, você tem que ser resistente para fazer o seu dinheiro crescer.

O valor da perseverança e do trabalho honesto e difícil (mas inteligente) - combinado com uma vigília constante contra vigaristas, trapaceiros e ladrões - é a base da personalidade de Patinhas. O personagem mantém a moeda como amuleto para lembrar-se de onde ele veio, e, eventualmente, o inspira a viajar aos Estados Unidos para ganhar a sua fortuna.

Não ignore o valor das boas conexões, seja com a família ou amigos
O jovem Patinhas chega à América com pouco mais que a roupa do corpo, mas uma das primeiras coisas que ele faz é procurar seu tio, capitão de um navio. A única conexão de Patinhas em seu novo país faz com que ele se torne em poucos anos o capitão do navio. Depois dessa aventura, Patinhas entrou no negócio de gado de condução e conheceu Teddy Roosevelt, que acabaria salvando-o de ladrões anos depois como presidente.

Patinhas é frequentemente retratado como um homem de família um pouco relutante, disposto a delegar responsabilidades de gestão significativas sobre seus negócios para o resto do clã Patinhas e sua prole. Apesar de sua cautela, Patinhas confia naqueles que provam ser dignos de confiança.

Eventualmente, a persistência compensa
O negócio de Patinhas acabou fracassando, porque as ferrovias se tornaram uma opção melhor. Depois disso, ele vai para o oeste para se tornar um cowboy, mas também fracassa. A oportunidade de prospecção de cobre quase faz Patinhas ficar rico, mas problemas fiscais na família o forçam de volta à pobreza. No entanto, ele continua otimista e persistente ao longo de suas viagens, com esforços na área de mineração de ouro. A história de Patinhas é familiar para muitos empresários, que muitas vezes passam por várias tentativas fracassadas antes de encontrar uma que realmente funciona.

Às vezes, o que você precisa é de um golpe de sorte
Patinhas passou anos ao redor do mundo tentando ficar rico e falhando, até que finalmente ele encontrou um depósito de ouro em Yukon. O valor do trabalho duro e um conhecimento especializado de prospecção certamente o ajudaram a descobrir o ouro. No entanto, na história original de Patinhas, muito do seu sucesso vem antes de ele ter chegado no Yukon, bem antes da corrida do ouro começar, até que chegou o momento em que ele conseguiu um golpe de sorte e teve a sua chance em um local completamente isolado do Canadá (Yukon).

Por que algumas pessoas brilhantes têm sucesso e outras, igualmente brilhantes, falham? Às vezes é a estratégia. Às vezes são as conexões. Às vezes é apenas uma questão de estar no lugar certo na hora certa.

Coloque seu dinheiro para trabalhar para você
Dois anos depois que Patinhas encontrou ouro no Yukon, ele tirou da terra metal suficiente para se tornar um milionário. Depois disso, ele decidiu se tornar um empresário - a empresa, naturalmente, era propriedade do banco. Patinhas se tornou um bilionário dentro de cinco anos, o que é uma taxa de crescimento bastante incrível de quase 300% ao ano. Nós, seres humanos, provavelmente não vamos chegar perto de igualar essa taxa anual do Tio Patinhas, mas a lição é clara: investir seu dinheiro em bons negócios é mais inteligente do que simplesmente jogá-lo em um cofre. Patinhas deixa claro que o dinheiro que fica no cofre é apenas uma parte de sua fortuna total, pois a maioria está em bancos e propriedades ao redor do mundo.