IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

XP compra Clear Corretora para se fortalecer no mercado "online"

28/07/2014 12h17

SÃO PAULO - A XP Investimentos anunciou  nesta segunda-feira (28) a aquisição da Clear Corretora. Dessa forma, a instituição focada no conceito de "shopping center financeiro" pretende reforçar seu posicionamento no pouco explorado mercado online de corretoras, principal qualidade da Clear - a corretora paulista como principal base de clientes os "traders", que em geral operam por conta própria no mercado.

Os valores da operação não foram revelados, mas o pagamento será feito por por meio de troca de ações entre as empresas. Vale mencionar que mesmo com a incorporação as duas marcas permanecerão atuando de forma 100% independente. Além disso, a operação ainda precisa da aprovação do Banco Central para ser finalizada.

Para a XP, o reforço do posicionamento no mundo de internet ajudará a construir uma segunda marca para competir no mercado brasileiro, explica em comunicado. Além disso, a "independência" de cada uma das companhias propiciará estratégias comerciais complementares, podendo resultar em um potencial maior de ganho de participação de mercado.  Ela manterá sua estratégia de shopping financeiro baseada em dois canais: distribuição por meio da sua rede de agentes investimento e também pela internet (diretamente pelo seu site).

Já a Clear, que possui pouco mais de 2 anos de vida, espera aproveitar a troca de "know how" para se fortalecer ainda mais no cliente self-service, característica que está no seu DNA. A corretora paulista reforça ainda que permanecerá com a mesma estrutura, equipe e marca. “O que muda é que contaremos com a força do Grupo XP para acelerar o nosso crescimento e a consolidação da nossa marca”, afirma Roberto Lee, sócio-fundador da Clear, que permanecerá a frente da operação.

“A Clear tem o modelo online mais eficiente do mercado e a que oferece a melhor experiência para o cliente de internet que opera Bolsa. Sem dúvida, foi a corretora que mais cresceu neste segmento nos últimos anos. Temos certeza que o potencial de crescimento deles é gigantesco”, afirma Guilherme Benchimol, CEO da XP Investimentos.

"Não éramos só mais uma corretora"
Através da sua página no Facebook, Fernando Góes, membro da equipe de análise técnica da Clear e sócio minoritário da corretora, aproveitou a conclusão da parceria para exaltar o sucesso do modelo de negócios da Clear em um momento exatamente contrário do mercado - onde vemos mais corretoras fechando as portas do que iniciando as atividades.

"Eu já sabia que a Clear não era mais uma corretora, iríamos abrir um sistema de negociação inovador, uma corretora voltada para o trader, com controle de margem diferente, operações automatizadas online que sempre foram por telefone etc [...]. A brir uma empresa do zero não é fácil, a comemoração da primeira ordem, o primeiro cliente, os primeiros 10 clientes [...] e aí quando você menos espera o 'break even' é batido e a história é um sucesso", disse Góes na rede social.

O analista, que possui mais de 15 anos de Bovespa, comemorou a manutenção da marca "Clear" mesmo após a aquisição, sendo esta a "a maior prova de que o nosso caminho estava 100% correto".  "Criar uma área de análise do zero e construir o 'Team Clear' com os melhores analistas gráficos do mercado foi uma das conquistas mais legais da minha vida", conclui Góes.