IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

7 dicas importantes para quem está começando a investir agora

21/01/2015 17h00

SÃO PAULO – Investir pode parecer complicado para quem está começando, mas aprender a aumentar seu patrimônio por meio de aplicações financeiras é uma habilidade que pode levar suas finanças - e a sua vida - para outro nível. O colunista David Ning, do site Business Inside, listou sete dicas para os investidores iniciantes.

1 – Você tem que investir para assegurar seu futuro estilo de vida
A menos que você queira e consiga trabalhar até o fim da vida, compor seu patrimônio é a única maneira de ter uma aposentadoria tranquila. A boa notícia é que, com sólido conhecimento do mercado, você pode deixar seu dinheiro trabalhar para você e criar a aposentadoria de seus sonhos.

2 – Você pode começar a investir com pouco dinheiro
Novos produtos estão fazendo com que seja mais barato e mais fácil começar a investir. Portanto, não importa quanto dinheiro você tem: não há desculpas para não poupar ao menos uma pequena parte de seu salário todos os meses.

É fundamental que você não adie a sua reserva, uma vez que os juros compostos vão ajudar você ao longo do tempo. Não subestime o poder dos juros - eles são seu grande aliado no longo prazo.  Além disso, começar cedo significa que você tem mais tempo para consertar e se recuperar de eventuais erros que vier a cometer.

3 – Decida  quanto você pode investir cada mês
Um investidor de sucesso aplica e poupa  continuamente  ao longo de sua carreira. Isso porque a taxa de poupança de uma pessoa é o fator que ela tem maior controle - você não sabe quanto vai ganhar de rendimento, mas sabe o quanto de sua renda pode poupar.

Além disso, uma maneira eficiente de poupar é tratar as contribuições como uma despesa.  Você pode programar um depósito automático de sua conta todo mês, sempre que seu salário for creditado. Assim, você não terá desculpas para não economizar.

4 – Examine minuciosamente suas despesas de investimentos
De altas taxas de fundos a corretoras que cobram muito alto para fazer trades, existem muitas maneiras de evitar custos e ter exatamente os mesmos investimentos. Você pode achar um fundo de índice com uma taxa menor do que um fundo passivo do seu banco, por exemplo. Sempre fique de olho em opções mais simples e mais baratas, pois no longo prazo as taxas fazem uma diferença importante no seu bolso.

5 – Aprenda o básico sobre os fundos de índice 
Com certeza existem pessoas que conseguem superar o mercado no longo prazo, mas a maior parte das pessoas que tentar vai acabar com um desempenho abaixo da média do mercado. E mesmo se você estiver determinado a superar o mercado, existe uma alta chance em você gastar muito tempo se preocupando com os movimentos da bolsa, enquanto poderia estar ganhando mais dinheiro com algum outro trabalho no qual você é especialista.

Investir ativamente pode ser bom para algumas pessoas, mas fundos de índice costumam ser mais baratos e mais fáceis. Seja realista sobre o que é melhor para sua situação.

6 – Pense no longo prazo
Muitas pessoas ficam nervosas em investir no mercado de ações por conta de seus aparentes movimentos aleatórios. Variações de curto prazo são imprevisíveis, mas quem investe no longo prazo sempre vai procurar boa rentabilidade em companhias no mercado.

O curto prazo pode ser uma grande aposta, mas o investimento pensando em um horizonte mais distante é um veículo sólido para construir riqueza, desde que você consiga manter o plano inicial mesmo se os papéis caírem pontualmente.

7 – Apenas comece
Você pode hesitar por anos em começar a aplicar e acabar perdendo o fator "tempo". Certamente há muitas armadilhas que lhe deixam distante de começar a investir. Mas tenha certeza: você vai ser recompensado por se manter prudentemente no mercado no longo prazo. O passo mais difícil é começar.