IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aulas particulares ou em turma: qual a melhor opção para você aprender idiomas?

13/03/2015 08h45

SÃO PAULO – Quando pensamos na melhor forma para aprender inglês, é muito comum existirem dúvidas sobre o modelo mais adequado: buscar uma escola de idiomas e ter aulas em turmas, ou optar por aulas particulares?

Segundo a diretora do Language Factory Centro de Idiomas, Marianthi Boutsiavaras, não existe um modelo melhor que o outro, “mas sim uma questão de adaptação às necessidades de cada estudante no que diz respeito à disponibilidade financeira, ritmo de aprendizado e expectativas em relação ao idioma”.

Veja cinco pontos que devem ser avaliados pelo aluno:

Flexibilidade de horários
Um dos principais motivos que leva uma pessoa a optar por aulas particulares é a flexibilidade de criar uma rotina própria com os melhores dias e horários, além da possiblidade de reagendar os encontros quando acontece algum imprevisto. Normalmente, em turmas, o aluno não tem essa possibilidade e acaba perdendo uma aula.

Duração esperada
Geralmente as aulas particulares são a melhor opção para pessoas que precisam aprender o idioma com urgência, já que é possível fazer programas intensivos. Se o aluno não tem pressa em aprender, pode optar por aulas em turmas, com programas prolongados.

Objetivos
As aulas particulares são a escolha mais acertada para quem tem algum objetivo específico como, por exemplo, aprender um idioma para trabalhar no mercado financeiro, para viajar, entre outros, porque existe a possibilidade de criar um programa de estudo sob medida, com aulas personalizadas de acordo com a necessidade do aluno.

Interação para o aprendizado
No modelo tradicional, as aulas em grupos proporcionam aos alunos maior interação social, com a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas, dramatizações e jogos que tornam a aula mais dinâmica. Isso permite maior atividade prática, o que é essencial para a fixação do idioma.

Custo benefício
Apesar do valor de uma aula particular ser mais alto do que as aulas tradicionais em escolas, o aluno que opta por este modelo tem a vantagem de ter atenção exclusiva do professor. Com as aulas em grupo é possível diluir o custo do professor entre muitas pessoas, tornando o curso mais barato e acessível para os alunos, porém menos personalizado.