IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Apple deve virar operadora de celular (e com uma genial diferença)

03/08/2015 16h15

SÃO PAULO – Depois de entrar no ramo do streaming de música, a Apple está se lançando no serviço de operadora de redes. Segundo informações do Business Insider, a empresa estaria secretamente testando o serviço de rede móvel nos Estados Unidos, mas também está em negociações com a Europa para lançar o serviço no continente.

A internet seria do tipo MVNO (mobile virtual network operator), uma rede transmissora virtual que vende o serviço diretamente para os consumidores. No caso, a Apple venderia diretamente aos usuários os dados de internet, mensagens de texto e ligações, tudo o que uma operadora de celular oferece.

O diferencial é que o Apple SIM alternaria automaticamente entre as operadoras para garantir que o usuário tenha o melhor serviço. As operadoras, por sua vez, venderiam seus pacotes para a Apple. 

As empresas de telecomunicação afirmam que a Apple está pensando em lançar o serviço a longo prazo e poderia demorar até cinco anos para lança-lo completamente.

Os rumores de que a empresa estaria criando seu serviço MVNO existem desde 2006, quando registrou uma patente utilizada para isso. No ano passado, com o lançamento do Apple Sim, a Apple reforçou essa intenção.

Além da Apple, o Google já está testando seu próprio serviço.