Bolsas

Câmbio

Homem que ganhou bilhões na crise do subprime está apostando contra o yuan

SÃO PAULO - O fundador do hedge fund, Hayman Capital Managemente, Kyle Bass, aumentou a aposta contra a moeda chinesa, o yuan. Em entrevista para a CNBC, o gestor disse que poucas pessoas olharam com atenção para qual é o problema na China hoje. "Eu acredito que a primeira causa do problema é que a efetiva taxa de câmbio se apreciou em 60% desde 2005", afirma.

O que mais chama a atenção para a aposta de Bass é que o gestor é bastante conhecido por seus trades bem-sucedidos. Ele foi um dos poucos a investidores a prever a crise do subprime antes de 2008, o que o levou a ganhar bilhões de dólares. 

A principal justificativa para a sua aposta contra a moeda da segunda maior economia do mundo é que os "empréstimos ruins" dos bancos chineses estão crescendo e tem o potencial de perturbar o equilíbrio financeiro do país. "Você não pode fazer o seu sistema bancário crescer 1.000% em 10 anos e não ter um ciclo de perdas. E a sua moeda não vai continuar forte quando você corrigir esta balança", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos