Bolsas

Câmbio

Portos do Arco Norte elevam as exportações de grãos em 54%

SÃO PAULO - Os portos do chamado Arco Norte - formado por Itacoatiara (AM), Santarém e Vila do Conde (PA), Itaqui (MA) e Salvador (BA) - elevaram em 54% as exportações de soja e milho em 2015. No acumulado do ano passado, as vendas externas das commodities atingiram 20 milhões de toneladas.

Segundo Marcelo Cabral, diretor de Infraestrutura, Logística do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  a participação do Arco Norte, que há cinco anos escoava 8% do total soja e milho destinado ao mercado internacional, já alcança 20% dos embarques totais do país.

Cabral, ressalta, ainda a proximidade das áreas de produção do Centro-Oeste com os portos do Norte e Nordeste reduz distâncias, com impacto positivo da ordem de US$ 50/tonelada no custo logístico. "Além disso, contribui para aliviar a pressão nos terminais de embarque do Sul e Sudeste."

Santos e Paranaguá

As vendas externas de soja e milho atingiram volume próximo a 100 milhões de toneladas em 2015.

Os embarques pelo porto de Santos – maior complexo portuário do Brasil – saíram de 27 milhões, em 2014, para 30 milhões de toneladas desses grãos em 2015. Paranaguá, no Paraná, teve crescimento mais discreto, de 17 milhões para 18 milhões de toneladas desses dois grãos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos