Bolsas

Câmbio

Lula virou alvo porque desafia projeto político da oposição, diz ministro da justiça

SÃO PAULO - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quinta-feira (11) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou alvo de investigações porque desafia o projeto político da oposição. A declaração ocorreu após o ministro  ser perguntado sobre se as investigações relacionadas ao petista tentam atingir a imagem do ex-presidente.

"Acho que setores da oposição, visivelmente, querem isso. Já há algum tempo em que procuram, a cada passo, atingir o presidente Lula porque reconhecem nele o grande líder que desafia os projetos políticos da oposição", disse ele. "Não tenho a menor dúvida que muitos da oposição se unificam nesta hora para tentar atingir a imagem de um adversário que, politicamente, é muito forte e muito respeitado", completou.

Na última semana, o delegado da Polícia Federal Marlon Cajado enviou ofício à Justiça Federal no qual explicou a necessidade de abrir um novo inquérito na Zelotes para apurar suposto envolvimento de "servidores públicos", entre eles Lula, no esquema de suspeita de venda de medidas provisórias investigado na operação.

Mais cedo, a  Justiça Federal confirmou que está marcado para o dia 14 de março a audiência do petista como testemunha de defesa do pecuarista José Carlos Bumlai, empresário preso na 21ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro de 2015.  Em depoimento à Polícia Federal, Bumlai isentou o ex-presidente de qualquer negócio relativo à Petrobras.

O pecuarista afirmou que, apesar de se considerar amigo pessoal de Lula, nunca levou a ele questões comerciais. Em dezembro, durante o interrogatório, os investigadores perguntam se Bumlai está "tentando proteger figuras públicas de responsabilidade no episódio". O pecuarista respondeu que "não está tentando proteger ninguém".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos