PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Os jovens estão investindo errado, mostra pesquisa de banco suíço

14/03/2016 14h39

SÃO PAULO – Um levantamento realizado pelo banco suíço UBS mostrou que os jovens não estão fazendo as escolhas certas na hora de investir. Decididos a seguir suas intuições em vez das análises, os Millenials, também conhecidos como Geração Y (pessoas que nasceram entre a década de 1980 e a metade dos anos 90), tendem a cair em armadilhas quando o assunto é investimento. 

Divulgada pelo Business Insider, a pesquisa, que entrevistou 1.117 investidores Millennials e da Geração X, aponta que comparados às demais gerações, os Millennials são os que mais se arrependem das atitudes tomadas durante crises financeiras. De acordo com os dados, 52% se arrependem de vender ações em momentos inadequados, contra 23% da Geração X.

O mesmo acontece quando questionados a respeito da Bolsa: 68% lamenta não ter investido quando ela estava se recuperando, frente a 52% da Geração X.

Investimentos a longo prazo

Começar a investir desde cedo pode ser uma grande vantagem e, por isso, investimentos a longo prazo são as melhores alternativas. Além disso, quanto mais jovem, mais os seus investimentos podem estar expostos a riscos, já que o tempo para recuperação no caso de perdas é grande e não há urgência para a retirada do dinheiro aplicado.

Porém, o que acontece na maioria das vezes é que os jovens optam por vender seus ativos em momentos inoportunos e compram quando não deveriam. Eles também falham em aprender com os ensinamentos das outras gerações e preferem confiar no Market timing ao invés de manter uma ação por um longo período.

O levantamento mostra que apenas 33% deles afirma ter aprendido com a crise o hábito de comprar ações a longo prazo, mas 27% ainda acredita que a melhor forma de investir é por meio de apostas que preveem o futuro do mercado.