PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Investidores podem ter perdido oportunidade de ouro com queda de taxas

22/03/2016 08h56

SÃO PAULO – O investimento em renda fixa tem sido, certamente, uma ótima opção para o investidor brasileiro, uma vez que, com um patamar bastante alto de segurança, tem sido possível conseguir rentabilidades bastante interessantes e superiores à inflação e à poupança. Contudo, com a maior possibilidade de um encerramento prematuro da atual administração, as taxas prefixadas de renda fixa têm caído. Teria, então, acabado a oportunidade de ouro do investidor em renda fixa?

Elvis Lauth, assessor de investimento da Patrimono, comenta que, de fato, os prefixados nos últimos meses geraram uma boa oportunidade para quem conseguiu aproveitar, mas, agora, a hora já passou.

“A sugestão que ofereço aos investidores que ainda não possuem os títulos prefixados com prêmios mais altos é manter uma parte dos investimentos da sua carteira em produtos com liquidez diária e aguardar novas oportunidades que possam surgir”, comenta o assessor de investimentos.

Entre as oportunidades com liquidez diária, ele conta que é possível encontrar, por exemplo, LC (Letras de Câmbio) que chegam a remunerar 107% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o que é uma rentabilidade interessante.

Já Carollyne Mariano, economista e sócia da Atlas Invest, acredita que ainda que as taxas dos títulos prefixados tenham caído, esses títulos continuam sendo uma boa opção, no entanto apenas para parte dos investimentos, de cerca de 10% a 15% da carteira.

“Na minha visão, caso a Dilma caia, o BC vai começar a cortar os juros gradativamente. Aliás, ainda que a Dilma não caia, acho que o BC vai começar os cortes. Com a queda dela, esse processo pode ser um pouco mais rápido”, explica Carollyne.

“Esta queda das taxas de juros está ligada à uma alternância de poder, isso não resolve o problema fiscal que o país vem passando que pode abrir uma nova oportunidade para a compra dos títulos prefixados”, pondera também Elvis.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação