PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Colheita de soja está atrasada no Mato Grosso do Sul

23/03/2016 12h40

SÃO PAULO - A colheita de soja 2015/16 avança em ritmo lento no Mato Grosso do Sul. Até o dia 18 de março, 84,3% da área plantada havia sido colhida. Na mesma época da temporada passada, os números apontavam 99% de área coletada. As informações são da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja-MS).

A região sudeste/sudoeste está com a colheita mais avançada, com porcentagem média de área colhida em torno de 90,6%, enquanto a região centro/norte está com 64,6% de sua área colhida.

Durante a última semana, as chuvas deram uma trégua, favorecendo a entrada das máquinas no campo, contribuindo para uma evolução de 11,5% na colheita. Ou seja, mais de 275 mil hectares foram coletados neste período.

Por outro lado, as fortes chuvas que atingiram as lavouras causaram perdas pontuais. Alguns municípios estimam prejuízos, como Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia, Campo Grande, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Jardim, Bonito, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Fátima do Sul, Naviraí e Vicentina. No entanto, os valores ainda estão sendo levantados.

Milho

O levantamento da Aprosoja-MS aponta que 75% da área de milho já foi plantada. A região sul está com o plantio mais avançado, seguindo as porcentagens de colheita da soja, com porcentagem média de área plantada em torno de 81,3%. Já a região centro do Estado está com 64,2% e, a região norte, com 52,2% de sua área plantada.

Os municípios de Amambai, Douradina, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Naviraí e Vicentina estão com aproximadamente 95% de área plantada.