Bolsas

Câmbio

7 coisas que você deve saber sobre dinheiro (por quem construiu uma fortuna do zero)

SÃO PAULO – Steve Siebold é um colunista do site Business Insider que construiu sua fortuna de sete dígitos a partir de seu trabalho somente.

Ele comenta que existem muitos conselhos que podem ser dados sobre dinheiro, entre eles "não gaste muito", ou "não faça dívidas no cartão de crédito". No entanto, apesar de serem boas dicas, nenhuma delas o fará rico. Assim, Siebold lista sete conselhos sobre dinheiro para você aplicar dados por milionários que construíram seu patrimônio.

1 – Estude as diferenças entre a classe média e os ricos

Estude como pessoas que construíram seu patrimônio pensam sobre dinheiro e lidam com ele. Estude também sobre a classe média e assim não caia na mesma armadilha. Tenha cuidado: há muita gente bem-intencionada na classe média que pensa que sabe sobre dinheiro e, mesmo que tenham boa vontade em ajudar você em seus planos, não sabem como criar patrimônio.

2 – Fique obcecado com sucesso e não com dinheiro

A maior parte das pessoas pensa que os ricos são obcecados com dinheiro. Enquanto isso pode ser verdade em alguns casos, a maior parte dos milionários que construíram seu patrimônio são obcecados por sucesso. O dinheiro não é nada mais do que uma medida utilizada para que os ricos saibam se estão alcançando seus objetivos. Negócios são um jogo simples e a verdade é que os ricos são viciados em ganhar.

3 – Veja o dinheiro como um recurso infinito

As pessoas comuns acreditam que há um limitado montante de dinheiro e que elas precisam lutar para conquistar sua parte antes que outro a tome. Elas vivem em um mundo de medo em que dinheiro é algo difícil de conseguir e de manter. Já os mais ricos, segundo o colunista, veem o dinheiro como um recurso infinito: se precisam de mais recursos, usam suas mentes para criar mais.

4 – Resolva problemas

A maneira mais rápida de se fazer dinheiro é resolvem problemas. Quanto maior for o problema, mais dinheiro você conseguirá. Quais são os maiores problemas em sua indústria ou área de conhecimento? Você pode achar uma maneira de resolvê-los ou ao menos simplificá-los? Pensar com criatividade e resolver problemas é a habilidade mais bem paga do mundo.

5 – Saiba quando usar a lógica ou a emoção

O problema das pessoas ao pensar em dinheiro é misturar o pensamento lógico com a emoção. A lógica sempre deveria ser utilizada na hora de tomar decisões financeiras, enquanto a emoção deve ser usada para motivar. A lógica significa não comprar carros esportivos caros, já a emoção é querer atingir esse sonho e, para isso, trabalhar mais.

6 – Fique confortável no desconforto

A maioria das pessoas mira no conforto, seja físico, psicológico ou emocional. Se tornar um milionário não é fácil e a busca por conforto pode ser devastadora, atesta o colunista. Há um preço que se paga para ser rico, mas se você tem a força mental para aguentar sacrifícios temporários, você poderá colher muita riqueza.

7 – Acredite na autossuficiência

Você acredita que outra pessoa deveria sustentá-lo? Os mais ricos acreditam em autossuficiência. Eles acreditam que ficar rico é uma escolha, que cada cidadão em um mercado livre tem a oportunidade de ficar rico. Faça uma decisão para aumentar seu nível de autossuficiência em todas as áreas da sua vida. É a única estrada para a verdadeira liberdade, de acordo com Siebold.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos