IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 escolhas financeiras erradas das quais você vai se arrepender depois

09/05/2016 10h49

SÃO PAULO – Todo mundo faz escolhas idiotas com o dinheiro. Especialmente quando somos jovens. Na maior parte do tempo, cometemos erros sem muito impacto no longo prazo, mas existem alguns que acabam pesando mais.

Assim, o colunista do site "Business Insider" Tim Lenke lista várias escolhas idiotas de dinheiro das quais você vai se arrepender. O "InfoMoney" compilou cinco delas para você.

1 – Não investir quando se é jovem

JOVEM - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Você já deve saber do poder dos juros compostos. Essa é a noção de que quanto mais cedo você investir, melhor você ficará financeiramente porque seus investimentos terão tempo para crescer.

2 – Comprar uma casa sem ter dinheiro

CASA - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Existem muitos motivos que explicam a crise financeira em 2008, mas um dos principais motivos foram os créditos hipotecários nos EUA com categoria “subprime”.

Isso significava, basicamente, pessoas comprando casas caras com termos de empréstimo desfavoráveis e sem dinheiro para pagar depois.

3 – Acumular dívidas de cartões

CARTÃO - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Dívidas são algo muito ruim, e as de cartões de crédito podem ser as piores. Isso é porque as taxas de juros dos cartões são tão exorbitantes que fica até difícil saber quanto se deve. Para evitá-las, o melhor é não gastar em excesso e pagar sua fatura completa todo mês.

4 – Ser fiador de um empréstimo

FIADOR - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Eventualmente, muitas pessoas acabam sendo pedidas para serem fiadoras de um empréstimo ou de um aluguel, por exemplo. Geralmente, esses pedidos são feitos por amigos ou parentes que não conseguiriam obter o empréstimo.

O colunista diz que o ideal é negar esses pedidos, uma vez que não há como saber o quão responsável é a outra pessoa ou como andam suas finanças.

5 – Escolher uma faculdade pelo preço

FACULDADE - Carlos Cecconello/Folhapress - Carlos Cecconello/Folhapress
Imagem: Carlos Cecconello/Folhapress

Muitos pais e filhos acham que as faculdades mais caras são as melhores. E esse é um dos problemas pelos quais muitas pessoas saem da graduação com um diploma e completamente endividadas.

Claro que muitas faculdades particulares de elite realmente são excelentes, mas isso não significa que não existem outras opções que caiam melhor no bolso.

Famílias aderem à reeducação financeira

Band SP Interior