Bolsas

Câmbio

Sabe a diferença entre você e um bilionário? Steve Jobs respondeu isso em uma frase

SÃO PAULO – Pessoas ricas pensam diferente do resto do mundo e Steve Jobs, fundador da Apple e que morreu com uma fortuna estimada em US$ 10,2 bilhões não era exceção. A colunista do site Business Insider Kathleen Elkins cita o texto do usuário Patrick Methieson do site de perguntas e respostas Quora em que ele menciona uma frase de Jobs que capta bem a "mentalidade bilionária".

"Tudo em torno do que você chama de vida foi criado por pessoas que não eram mais inteligentes que você e você pode mudar isso, pode influenciar, pode construir suas próprias coisas para que outras pessoas possam usar", disse o bilionário.

Isso é algo que todas as pessoas ricas tendem a internalizar, explica Methieson, que é um investidor de risco que trabalhou com bilionários: "Bilionários percebem que o mundo é maleável. Com a pressão correta em uma iniciativa, pessoas com recursos suficientes realmente podem mudar o mundo. Isso contrasta com o resto de nós, que acredita que o estado do mundo é estático, ou dado", comenta.

O milionário que construiu sua fortuna Steve Siebold e que entrevistou 1.200 outros ricos também faz eco para essa crença. As pessoas ricas são solucionadoras de problemas. "Enquanto as massas estão esperando para acertas os números e rezando por prosperidade, os grandes estão resolvendo problemas", escreve.

Isso não significa que eles são mais inteligentes que as pessoas comuns, como notou Jobs. "Eles são apenas mais estratégicos", Siebold explica. "Quando os ricos precisam de dinheiro, eles não ficam pensando se é possível, eles simplesmente criam novas ideias para resolver problemas".

E "quanto maior o problema que você resolver, mais dinheiro vai fazer", ele diz. No final das contas, ficar rico é um trabalho interno. "Vamos deixar claro de uma vez por todas: qualquer um pode ficar rico", Siebold escreve. "Não tem relação com a sua educação ou de onde você vem. Não é o que você faz que garante dinheiro, é o que você é".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos