Bolsas

Câmbio

5 maneiras de produzir mais trabalhando menos

SÃO PAULO – Mais de 60% dos brasileiros fazem hora extra, de acordo com um estudo da Catho. A grande maioria dessas pessoas trabalha mais de 5 horas a mais por semana.

Isso pode ser, em parte, reflexo de demissões em massa no Brasil, que sobrecarregam os funcionários restantes; mas também tem uma provável relação com a dificuldade que as pessoas têm em gerenciar seu próprio tempo.

Embora a carga de trabalho de fato seja muito alta em determinados casos, o Business Insider explica que existem algumas maneiras de realmente realizar o mesmo trabalho em menos tempo. Para isso, confira 5 dicas compiladas pelo site:

1. Deixe o "multitasking" de lado

Pode parecer uma habilidade e tanto, mas realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo é prejudicial à produtividade.

Um estudo realizado em Stanford sugere que o modo multitarefas é prejudicial ao cérebro e à carreira, e que as pessoas que acreditam ser ótimas nisso na verdade são as que menos produzem. No fim das contas, ter foco em uma coisa de cada vez é mais importante e ágil.

2. Relaxe e medite

A meditação melhora o foco e a memória de quem a pratica, mostram artigos. Procure técnicas e relaxe.

3. Separe trabalho e vida pessoal

Muitos tendem a achar que as pessoas que mais pensam no trabalho são as que mais produzem, mas a Harvard Business Review mostrou o exato oposto disso. 

Balanceie sua vida pessoal, seus hobbies e diversões com o tempo que passa trabalhando. Trabalhar o tempo inteiro diminui os retornos do seu esforço.

4. Conheça seu cérebro

Cada pessoa responde de maneira própria aos estímulos ao longo do dia – e isso tem relação com a temperatura do seu corpo.

De acordo com a ciência, trabalhamos melhor quando a temperatura corporal está mais alta, e isso varia de acordo com a pessoa. 

Descubra seu horário de maior produtividade e tente usá-lo nas tarefas que exigem maior concentração.

5. Divirta-se sempre

Tanto dentro como fora do ambiente de trabalho, saber se divertir é essencial para melhorar a produtividade e a criatividade, segundo estudos.

Além disso, as pessoas tendem a soar mais sinceras e competentes quando demonstram senso de humor. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos