IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja 6 passos para conquistar a prosperidade financeira

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

16/05/2016 08h52Atualizada em 21/05/2016 15h35

SÃO PAULO – Antes da fundadora da loja de roupas Nasty Gal Sophia Amoruso conseguir o status de milionária, ela estava completamente falida, roubava e catava lixo. Atualmente, ela conta com uma fortuna estimada em US$ 250 milhões e credita parte de seu sucesso ao livro “The Richest Man in Babylon” (O homem mais rico da Babilônia, em tradução livre), um clássico de finanças pessoais escrito por George S. Clason em 1926.

A colunista do site Business Insider Kathleen Elkins lista sete passos para a prosperidade financeira apontados no livro.

1 – Poupe 10% de suas receitas

Ficar rico começa em se pagar sozinho. Mais especificamente, deixar um montante de 10% das receitas poupadas. O livro que guiou a milionária segue a história de Arkad, o filho de um humilde comerciante que se torna o homem mais rico na Babilônia. No texto, Arkad aconselha que para cada dez moedas disponíveis, se use apenas nove e faça uma boa poupança com o dinheiro.

2 – Gaste menos do que o que ganha

O próximo passo é simplesmente gastar menos do que se ganha, o que é mais fácil de se dizer do que se fazer. A sociedade estimula muito o consumo e assim é fácil gastar demais, o pior é que quando as pessoas começam a ganhar mais, elas elevam seus gastos e isso não pode acontecer.

3 – Invista

Uma vez que você conseguiu controlar suas despesas e poupar ao menos 10% de suas receitas, o próximo passo é colocar seu dinheiro para trabalhar. Investir pode fazer toda diferença na hora de ter uma aposentadoria confortável, por exemplo. Assim, uma boa alternativa, podem ser os fundos de índice de baixo custo, como Warren Buffett recomenda.

4 – Faça investimentos com inteligência

Sempre há algum risco na hora de investir, por isso que é crucial ter inteligência na hora de escolher onde colocar seu dinheiro. Investir é um jogo de longo prazo e achar que ficará rico logo apenas pode atrapalhar. Como Warren Buffett costuma dizer, “é bastante simples conseguir ficar bem indo aos poucos. Mas não é fácil ficar rico rapidamente”.

5 – Invista em uma casa

Esse é um tópico bastante controverso atualmente, mas, no livro, o conselho do protagonista é que todo homem tenha uma casa para si mesmo. Mas é claro que antes de investir em um imóvel, é preciso saber o quanto você pode pagar e se você está preparado para todos os custos ocultos que aparecem ao bancar uma casa.

6 – Planeje a aposentadoria com antecedência

O tempo é o seu melhor recurso quando se trata de investir para a aposentadoria. Isso acontece graças aos juros compostos. Então, quanto mais cedo você começar a poupar para a aposentadoria, melhor você estará. Por isso que, caso você não tenha começado a se planejar para esse momento da sua vida, a hora é agora.

Famílias aderem à reeducação financeira

Band SP Interior