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Saiba como demitir de maneira mais profissional

23/05/2016 11h17

SÃO PAULO – O Brasil foi o terceiro país do mundo com mais demissões no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o relatório Trading Economics, atrás apenas de Espanha e Itália. A taxa de desemprego medida pelo IBGE chegou a 10,9% no período.

Neste cenário, boa parte dos funcionários de empresas passam os dias preocupados, alertas. Isso, de acordo com José Augusto Minarelli, diretor-presidente da Lens & Minarelli, impacta tanto na autoestima da equipe quanto na produção da companhia.

Para minimizar os danos de eventuais demissões, é necessário que o processo seja planejado e conduzido com respeito, ética e transparência. Não saber lidar com demissões é prejudicial a toda a imagem da companhia.

"Os demitidos devem ser tratados com dignidade e ajudados na busca de uma nova atividade para continuarem a carreira em outro lugar. A maneira como se anuncia o desligamento impacta diretamente na reação de quem está saindo e também da equipe que fica", diz o especialista.

Confira alguns cuidados essenciais que gestores devem tomar ao demitir membros das equipes, segundo Minarelli.

1. Comunique a demissão

É fundamental, segundo ele, que as lideranças se antecipem aos comentários da equipe e comuniquem a todos sobre as modificações na equipe.

2. Explique-se

Os motivos da demissão e os critérios de escolha dos afastados devem estar claros aos demitidos e aos demais membros da equipe, para que fique claro o que se espera da companhia.

3. Agradeça

O gestor deve mostrar-se grato pelo tempo de trabalho e colocar-se à disposição do funcionário afastado, até mesmo para manter a imagem da empresa.

4. Ofereça ajuda

Os programas de recolocação do profissional, de acordo com o especialista, é uma forma de “evitar problemas jurídicos, administrativos e dar apoio pessoal antes, durante e depois da demissão. Disponibilizar ajuda para a recolocação também é interessante.

5. Escute

As opiniões da pessoa que deixa a empresa também são importantes para melhorar as atividades. Responda também as eventuais questões que o ex-funcionário tem a fazer.

6. Explique

“Diga com clareza o que o profissional deve fazer em seguida, onde deve ir e quais serão os próximos passos dele e da empresa após a comunicação [do afastamento]”, aconselha Minarelli.