Empresário multimilionário que faliu dá 10 dicas para você reinventar sua carreira (e sua vida)

SÃO PAULO – Todos temos momentos na vida em que nada está indo bem. O empresário John Rampton, em coluna para o site Business Insider, conta que cerca de quatro anos atrás, ele vendeu sua startup com sucesso, tinha um bom emprego e estava prestes a casar. Mal sabia ele que seis meses depois ele compraria uma startup que perderia todo centavo que ele tinha e, assim, do dia para noite, ele foi de multimilionário para falido.

Essa experiência ensinou o empresário sobre como se reinventar e de adaptar a mudanças. Se você está em uma situação em que precisa fazer isso, Rampton listou diversas dicas para construir novamente sua carreira. O InfoMoney compilou 10 delas na matéria a seguir.

1 – Você quer mudar?
Existem momentos na vida em que somos forçados a nos reinventar. O empresário conta que, quando seu negócio faliu, ele não tinha outra opção a não ser seguir em frente. Muitos outros empresários se encontram na mesma situação. No entanto, se você não quiser mudar, nunca vai conseguir fazer isso.

2 – Acorde cedo
Rampton nunca foi de acordar cedo. No entanto, decidiu nunca acordar mais tarde do que as 6h30 da manhã. Uma vez que ele adquiriu esse hábito, descobriu diversas atividades que poderia realizar para ser uma pessoa melhor, tanto profissional quanto pessoalmente. Descobriu que quase ninguém levanta tão cedo e que, assim, é possível fazer muito mais, especialmente no trabalho.

3 – Priorize seus afazeres
Mudar você mesmo não acontece do dia para noite. Lembre-se que trabalhar duro requer paciência e dedicação. Assim, você deve dedicar ao menos uma hora do seu dia para atingir suas metas. Crie listas para saber o que fazer e quando fazer para atingir seus sonhos e objetivos.

4 – Estude
Seja lendo, ou fazendo um curso online, lembre-se sempre que há muitas maneiras de incrementar seu próprio conhecimento. Isso pode fazer com que você se torne um indivíduo mais lapidado tanto na vida pessoal quanto na profissional. Além disso, isso ajuda a manter a motivação e o introduzirá a novas pessoas e pensamentos.

5 – Não tenha medo de experimentar
Tente coisas novas, experimente com projetos divertidos. Rampton comenta que após ter perdido seu negócio, começou várias outras companhias. Tentou um blog e uma agência para começar uma companhia de pagamentos. Alguns foram um sucesso enquanto outros foram um fracasso, mas a parte mais importante é não ter medo de tentar, pois só assim você conseguirá algum dinheiro no processo.

6 – Seja honesto com você mesmo e com os outros
Você tem que ser honesto com você mesmo e com os outros no caminho. O empresário conta que não é humilde, então, quando seus negócios faliram, ele não queria falar com ninguém a respeito. No entanto, as outras pessoas podem ajudá-lo, então o melhor é ser verdadeiro.

7 – Saia da zona de conforto
Todos temos nossos hábitos, mas sair da zona de conforto pode nos forçar a ter novas experiências, conhecer pessoas novas e aprender mais. A terapeuta Elizabeth Lombardo comenta que quebrar os próprios moldes irá fazer as pessoas mais fortes e confiantes para alcançar novos níveis na carreira e na vida pessoal.

8 – Controle suas finanças
Se reinventar nem sempre vai sair de graça. Por exemplo, para mudar de carreira, será necessário fazer cursos que podem ser caros. Por isso, é importante que se crie um orçamento e que ele seja cumprido, dessa forma é possível ter fundos para uma completa transformação na vida e carreira.

9 – Um passo de cada vez
Mudar a vida é um processo que leva anos. Assim, não se desespere ao ver um cenário muito grande e difícil de ser mudado. Vá passo a passo mudando tudo para resolver o problema. Por exemplo, para perder passo, comece caminhando e comento melhor, para ter os resultados no final das contas.

10 – Aceite o fracasso
Não vai ser na primeira vez que você pegar uma guitarra que vai se transformar no novo Jimi Hendrix. É preciso paciência e trabalho duro. Além disso, em algum momento, falhas acontecerão. É importante compreendê-las e aprender com elas para seguir em frente com tranquilidade.

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos