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Marca de cerveja faz 'pegadinha' contra machismo no futebol

SÃO PAULO – Em sua publicidade de Dia dos Namorados, a marca de cerveja Heineken resolveu usar a UEFA Champions League em uma "pegadinha" que vai contra o machismo no universo do futebol.

Em uma ação que começou uma semana antes da final da UEFA Champions League, a empresa –que patrocina o evento– ofereceu a torcedores brasileiros a possibilidade de assistir ao jogo em uma festa gratuita sem a presença da namorada ou esposa. Para tanto, forneceu um vale de quatro dias em um spa que os homens deram às mulheres em um restaurante.

No vídeo, os rapazes aparecem dando desculpas, inventando que pesquisaram a respeito do spa ou que decidiram dar o presente porque as namoradas estariam estressadas.

No dia do jogo, porém, a organização da festa fez com que eles vissem no telão o paradeiro real das mulheres: elas ganharam passagens e ingressos para assistir à final no estádio, em Milão. Seguida da revelação, a mensagem "já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?"

Na página do Facebook, o vídeo foi parabenizado por muitos usuários, inclusive as mulheres que participaram da ação.

Outras campanhas

Não foi a primeira campanha de cerveja que buscou desmistificar a imagem secundária ou objetificada que as mulheres costumam ter nessas peças publicitárias.

No início deste ano, a própria Heineken fez uma peça em que os homens foram mostrados como "anti-heróis", conscientizando para o consumo exagerado de álcool. 

Já a Budweiser, em 2015, lançou um comercial sobre a força feminina, usando como garota propaganda a lutadora Ronda Rousey antes do UFC 190. 

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