IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

7 estratégias para gastar menos no shopping

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

07/06/2016 14h55

SÃO PAULO – Passar em lojas e shoppings centers apenas para matar o tempo é comum, mas pode prejudicar as suas finanças. Isso porque, como explicou Trent Hamm ao portal "The Simple Dollar", as lojas podem despertar em você a vontade de comprar algo que não é necessário.

Se você já é uma pessoa consumista, isso pode ser ainda mais forte, já que toda a estrutura de uma loja é planejada para fazer com que você compre algo. A solução, segundo a publicação, é simples: mudar a frequência com que você visita supermercados, lojas, shoppings, etc.

Como nem sempre isso é fácil, o autor separou algumas estratégias que ajudam a reduzir esse número:

Planeje as compras futuras

Compras esporádicas de supermercado são um bom exemplo de como você acaba gastando mais, mesmo que não seja intencional. Quando não existe planejamento para essas compras, comprar mais do que o necessário é comum.

Em vez disso, você pode planejar quais serão as compras necessárias ao fazer uma “agenda” de refeições para a semana. Outra opção é fazer uma única compra durante a semana e preparar refeições a partir dela. Com isso, além de economizar, você precisará ir menos vezes ao supermercado.

Desative o fácil acesso às lojas online

Fazer compras pela internet é algo que também acontece sem muito planejamento, na maioria das vezes, principalmente por conta das promoções repentinas. Um fator que favorece isso é ativar a compra rápida –ou “compra com um clique”–, em que o processo de compra acontece com um toque.

Para deixar de gastar dinheiro com isso, é importante que você desative essa opção para não fazer comprar muito rapidamente e sem pensar.

Você também pode criar senhas complicadas para entrar esses sites. Esse pequeno tempo extra pode fazer com que você pense melhor na compra e acabe deixando de fazê-la.

Reorganize sua casa

Tendo uma casa –e, principalmente, guarda-roupa– organizados, você evita a sensação de que precisa comprar uma nova peça de roupa ou utensílio para a casa, já que você consegue visualizar tudo o que possui. Essa é uma maneira de também evitar comprar coisas repetidas.

Foque suas energias em melhorar seu comportamento

Apesar de parecer que isso é algo chato, que lhe privará das coisas de que gosta de fazer, essa é, na verdade, uma maneira de melhorar a sua vida financeira. Por isso, além de encontrar novos hobbies e tentar distrair-se das compras, é ideal que você se esforce para fazer diferente.

Encontre um novo lugar para passear

Muitas pessoas vão ao shopping apenas para passear com os amigos. E, embora isso não seja um problema, pode acabar se tornando: se você entrar em alguma loja, fica mais suscetível a comprar alguma coisa, mesmo que não precise.

A solução para isso é passar a frequentar um lugar que não seja o shopping. São inúmeras as opções onde você, provavelmente, não acabará fazendo alguma compra.

Tenha outro hobby

Se você está acostumado a ir ao shopping por hobby ou quando está triste, a chamada “terapia do varejo”, você tem chances de fazer seus problemas ficarem ainda maiores. Fazer compras para suprir necessidades que não sejam a de um produto específico fará com que você precise cada vez mais de dinheiro.

Tal como no primeiro item, a solução é procurar outra “terapia” para seus problemas, uma que não incentive a gastar dinheiro e a cultivar desejos materiais. Praticar exercícios físicos, meditar e ler algum livro podem ser novos hábitos.

Seja paciente com seus desejos

É normal –e saudável– ter desejos materiais e querer comprar algo. O problema surge quando você cede a eles muito rápido. A realidade é que você não precisa de todas as coisas que deseja comprar e, por isso, pode acabar gastando dinheiro à toa.

Para que isso não aconteça, você deve ser paciente e seletivo: quanto mais o tempo passar, pode ser que você deixe de querer comprar alguns deles, ao passo em que a vontade de comprar outros aumenta. Se você esperar, vai acabar comprando menos – ou até não comprando.