IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministério da Agricultura quer ampliar mercado de carnes com chineses

10/06/2016 09h50

SÃO PAULO - Durante viagem realizada à China, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi se reuniu com diversas autoridades locais para tratar temas comerciais de interesse bilateral e compromissos sobre negociações agrícolas internacionais.

Em Pequim, Blairo se encontrou o ministro da Administração Geral da Qualidade, Supervisão, Inspeção e Quarentena, AQSIQ, Zhi Shuping, para tratar de inspeção sanitária e fitossanitária entre dois países. O governo brasileiro solicitou novas habilitações de estabelecimentos brasileiros de carne suína e de aves. 

O Mapa também solicitou a habilitação de oito frigoríficos, já inspecionados em missões de 2010 e 2012 daquele país ao Brasil. O ministério aguarda para breve a indicação da missão de auditoria chinesa a estabelecimentos que já encaminharam resposta ao questionário de habilitação de plantas frigoríficas que desejam exportar à China.

O governo brasileiro discutiu com os chineses a verificação da autenticidade de certificados sanitários, por meio de consulta eletrônica à página do MAPA na internet, bem como a realização de reunião técnica para tratar de outros temas de interesse como miúdos de aves, suínos e b ovinos, frutas e milho.