IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Milionários listam 6 estratégias para ganhar dinheiro a partir do zero

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

14/06/2016 09h48

SÃO PAULO – Guardar dinheiro é fundamental para aumentar o seu patrimônio. Mas antes de pensar em poupar é preciso primeiro ganhar, lembra o milionário Steve Siebold, que já entrevistou 1.200 das personalidades mais ricas do mundo.

“As pessoas estão tão preocupadas em juntar cupons de descontos e viver economicamente que acabam perdendo grandes oportunidades. Os ricos também reconhecem que economizar é importante, mas sabem que ganhar dinheiro é ainda mais relevante”, explica.

O site "Business Insider" organizou uma lista com as melhores estratégias para aumentar sua riqueza, de acordo com milionários que construíram, do zero, seu caminho para o sucesso. Veja seis delas:

Não é preciso ter dinheiro para ganhar dinheiro

Os ricos querem sempre ser pioneiros e ter as melhores ideias, então eles não têm medo de apostar em seu potencial e de confiar seu futuro ao bolso de outras pessoas.

“Os milionários sabem que o dinheiro está sempre disponível, já que as pessoas afortunadas estão constantemente à procura de bons investimentos que lhe proporcionem altas rentabilidades”, diz Siebold.

Além disso, você não precisa ter dinheiro para ganhar dinheiro: “A verdade é que você precisa ter boas ideias para resolver seus problemas e aumentar sua renda. Ideias criativas são o ponto-chave para ganhar dinheiro, mas a maioria das pessoas está tão focada na origem do dinheiro, que ignora seus pensamentos, mesmo eles sendo os responsáveis por atrair a riqueza”.

Crie diferentes fluxos de renda

De acordo com o estudo de Thomas C. Corley sobre milionários, muitos deles buscam desenvolver diversos fluxos de renda, de modo a diversificarem seu portfólio e, consequentemente, a entrada de capitais. O relatório mostra que 65% deles têm três fluxos distintos, 45% possuem quatro e 29% deles investem em cinco ou mais fontes de renda diferentes.

Dentre esses fluxos adicionais encontram-se o aluguel de imóveis, os investimentos no mercado de ações e participações em sociedades de negócios. “Três fluxos adicionais é o número mais comum entre os milionários, de acordo com meu estudo, mas quanto mais fluxos você criar em sua vida, mais segura será a sua situação financeira”, escreve.

Coloque o seu dinheiro para trabalhar

“O único motivo para guardar dinheiro é para investi-lo”, escreve Grant Cardone, que estava totalmente endividado e sem dinheiro aos 21 anos e conseguiu dar a volta por cima, alcançando o milhão aos 30. “Coloque o seu dinheiro em uma conta segura e ‘intocável’. Nunca utilize esse capital para nada, nem para uma emergência”, recomenda.

Apesar de investimentos serem, em teoria, arriscados, é uma das melhores formas de ganhar dinheiro. Segundo Ramit Sethi, autor do best-seller “I Will Teach You to Be Rich” (Vou Te Ensinar a Ser Rico, em tradução livre), os milionários investem, em média, 20% de sua renda todos os anos.

Isso acontece, porque o patrimônio deles não é medido pela quantidade de dinheiro que ganham ao final de cada ano, mas pela quantia que conseguem guardar e investir ao longo do tempo.

Está com problemas? Liste 10 soluções para enfrentá-los

Quanto maior o problema, mais dinheiro você pode ganhar. Quais são os maiores problemas na sua indústria e na sua área de especialidade? Você consegue encontrar uma forma para resolver esses problemas ou ao menos simplificá-los?

Pensar de forma criativa para solucionar problemas é a habilidade mais bem paga no mundo. Quanto mais problemas você resolver, mais rico você fica.

Estabeleça metas e se visualize alcançando-as

Se você quer ganhar mais dinheiro, é preciso que primeiro você tenha um objetivo definido, para depois, poder criar um plano visando alcançar esse propósito. O dinheiro não vai simplesmente aparecer, e portanto, você precisa trabalhar para isso.

Um hábito comum às pessoas ricas consiste no compromisso em alcançar a riqueza, mas para isso, é necessário foco, coragem, conhecimento e muito esforço, habilidades que só são possíveis se você tem objetivos bem definidos e uma visão clara de onde quer chegar.

Faça aquilo de que gosta, que será recompensado

Na opinião de Siebold, se você trabalhar com algo de que gosta e tem aptidão, as chances de alcançar o sucesso são maiores: “Uma pessoa comum tem a impressão de que os ricos estão trabalhando o tempo todo, mas uma das estratégias mais inteligentes é fazer aquilo de que gosta e encontrar uma forma de ganhar com isso”.

“Em vez de procurar um emprego com grande potencial de lucro, foque em um trabalho que forneça maior potencial de realização. Quando encontrar, invista o máximo de paixão e força de vontade no seu trabalho para que você se torne uma das pessoas mais competentes na sua área. Você será recompensado”, completa.