IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sete comportamentos que precisam ser mudados para ficar rico

15/06/2016 08h56

SÃO PAULO – O jornalista americano Napoleon Hill descobriu como construir riqueza 80 anos atrás. Ele estudou mais de 500 milionários que construíram suas fortunas por 20 anos e suas pesquisas se transformaram em um livro. A jornalista do site Business Insider Kathleen Elkins listou vários motivos pelos quais você não é rico baseados na lista de Hill e o InfoMoney compilou as informações a seguir: 

1 – Não ter um propósito bem definido

“Não há esperança de sucesso para a pessoa que não tenha um propósito central, ou uma meta definida para mirar”, Hill escreve. Se você procura construir riqueza, é melhor começar a visualizar metas de acumulação de dinheiro, com uma etiqueta de preço clara. E daí formar um plano financeiro para determinar exatamente para onde você quer que seu dinheiro vá.

2 – Falta de ambição

Você tem que querer mirar acima da mediocridade. Hill comenta: “Não oferecemos esperança para a pessoa que está indiferente sobre subir na vida e não está disposta a pagar o preço”. Riqueza não aparece do nada. Você precisa trabalhar com paciência e persistência para conseguir isso.

3 – Falta de disciplina

“Disciplina vem com o autocontrole”, Hill aponta. “Isso significa que é preciso controlar todas as qualidades negativas. Antes de controlar as condições, você precisa primeiro se controlar. Se você não conquistar você mesmo, você será conquistado”. Para ficar rico, a fórmula é simples: poupe mais, gaste menos.

4 – Procrastinar

Hill aponta a procrastinação como uma das causas mais comuns para o fracasso. “Muitos de nós passamos a vida como fracassos, porque estamos esperando pelo ‘tempo certo’ para começar a fazer algo de valor. Não espere, o tempo nunca será ‘certo’”. O melhor é começar com o que você tem e, depois, ir melhorando.

5 – Falta de persistência

“Muitos de nós somos bons ‘iniciantes’, mas fracos ‘finalizadores’ de tudo que começamos”, Hill escreve. “As pessoas tendem a desistir nos primeiros sinais de derrota”. Não pare o que está fazendo até conseguir o que quer. As pessoas de mais sucesso tendem a lidar com os problemas e superar o fracasso.

6 – Não tomar riscos

Quem não faz escolhas mais arriscadas pode acabar ficando para trás. “Super preocupação é tão ruim quanto falta de preocupação. Ambos são extremos que não devem ser cometidos”, comenta Hill. Na hora de mexer com seu dinheiro, pode ser tentador deixá-lo em um investimento tradicional, como a poupança, por exemplo, mas investir em outras opções pode ser uma alternativa muito mais rentável e inteligente.

7 – Falta de habilidade com pessoas

“Muitas pessoas perdem suas posições e suas grandes oportunidades na vida muito mais por causa dessa falha do que por todas as outras razões combinadas”, aleta Hill. Construir riqueza requer habilidade com pessoas e charme tanto quanto estratégia. Sem cooperação dos outros, fica muito mais difícil atingir qualquer objetivo.