IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saiba a melhor forma de organizar as finanças de acordo com seu perfil

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

21/06/2016 10h06

SÃO PAULO – Fazer planejamentos financeiros e lidar com dinheiro não é fácil, e para algumas pessoas, pode ser ainda mais complicado. Isso acontece, porque cada indivíduo lida de uma forma diferente com as coisas da vida, sejam elas um relacionamento, estudos ou até mesmo as finanças.

A tarefa de organizar ganhos e gastos, e manter a conta equilibrada é, muitas vezes, empurrada com a barriga, pois temos a ideia de que podemos deixar para depois –o que não é verdade.

O site "Business Insider" dividiu em quatro as personalidades mais marcantes das pessoas na hora de organizar questões pessoais, explorando como elas lidam com as finanças e buscando, por meio de especialistas, sugerir como mudar tais hábitos:

O Acumulador

Se os computadores, por algum motivo, sumissem com todos os dados financeiros guardados, os acumuladores estariam muito bem preparados para lidar com isso. Eles mantêm pilhas de recibos antigos, cupons fiscais de anos atrás e até contas de casas em que, às vezes, nem moram mais. Se essa descrição se parece com você, está na hora de começar a mudar seus hábitos.

Por mais que seja importante guardar algumas coisas, quanto mais papéis acumulados, mais difícil é de encontrar algo quando você precisa. “Você tem medo de, acidentalmente, jogar algum documento importante fora, então opta por guardar tudo só para ter certeza”, diz Jennifer Ford Berry, especialista em organização pessoal.

Como se organizar melhor: De acordo com o consultor financeiro Russell Wild, você deve guardar documentos referentes a bens que possui (moradia, ações, etc.), registros financeiros de seus investimentos (planos de previdência, fundos de investimento), além de registros bancários e de cartões de crédito.

Lembre-se também da regra 80/20: “80% dos papéis que guardamos, nunca iremos olhar novamente. Então deixe que as empresas façam o trabalho delas e guardem os seus registros. Caso você precise de alguma informação, basta consultar online ou ligar para a companhia”, explica Berry.

O Procrastinador

O procrastinador quer organizar sua vida, mas só depois de levar o cachorro para passear, as crianças na casa dos amigos, depois de assistir o episódio que perdeu de sua série favorita etc.

“Essa personalidade tende a gostar do drama do último segundo”, afirma Regina Leeds, coescritora do livro “One Year to and Organized Financial Life”, (Um Ano para Ter uma Vida Financeira Organizada, em tradução livre). “No final, você geralmente consegue fazer tudo, mas com grande custo à sua mente, corpo e alma”, completa.

O mesmo acontece com a sua carteira, já que procrastinar com as suas finanças leva a pagamentos atrasados e, consequentemente, ao pagamento de multas e altos juros, além de gerar muito estresse.

Como se organizar melhor: Uma alternativa para quem tem essa personalidade é reformular o modo como pensa sobre as atividades financeiras, transformando aquilo que pode ser entediante e chato, em algo agradável ou pelo menos suportável.

Outra dica é se autorrecompensar quando você completar um planejamento financeiro. Por exemplo, se você conseguir organizar suas finanças e pagar todas as contas do mês, saia para jantar ou vá ao cinema. Terminar com um algo positivo fará com que você fique mais apto para fazer o mesmo no futuro.

O Perfeccionista

Quando falamos em finanças, os perfeccionistas sempre querem fazer tudo certo, desde organizações por listas e pastas em ordem alfabética, até post-its e etiquetas coloridas para facilitar a identificação.

Se você tem essa característica, está motivado a colocar as coisas em ordem e a manter uma lista das tarefas financeiras que precisa realizar, mas o seu controle obsessivo também pode lhe prejudicar, uma vez que você pode perder muito tempo tentando deixar tudo perfeito e acabar não concluindo nada no tempo estipulado.

Como se organizar melhor: Quando o excesso de perfeccionismo faz com que você se atrase em suas obrigações, uma alternativa é tentar manter o simples e fazer aquilo que precisa ser feito o quanto antes. Outra dica é determinar um prazo final para completar aquela tarefa financeira: “Se você não propor limites, continuará empurrando a data de entrega para frente”, diz Leeds.

“O meu lema é 'o bom é o novo perfeito'. Desde que você saiba para onde o seu dinheiro está indo, e não está pagando taxas por atraso, você está se saindo bem”, diz Berry.

O Fugitivo

Ao contrário dos procrastinadores, que normalmente só precisam de um empurrãozinho para se organizarem melhor, os “fugitivos”, ou simplesmente, aqueles que evitam as responsabilidades financeiras, tendem a fugir dessas questões, acarretando em problemas maiores como a frequência de pagamentos atrasados e até, contraindo dívidas.

Como se organizar melhor: Descubra a origem de sua aversão a esses assuntos, para que seja possível contornar essa situação. “Evitar questões financeiras pode ser algo que foi moldado no seu processo de educação. Talvez você cresceu num ambiente em que lidar com dinheiro não era algo fácil ou que o controle não era motivado”, explica Leeds.

Evitar o planejamento financeiro também pode ser resultado de um sentimento de apreensão e medo. “Você não quer olhar para a sua conta e ter que encarar todas aquelas contas que estão para vencer”, explica Berry. “Organizar as suas finanças também pode parecer muito complexo se você não tem certeza de onde começar e como fazer da forma correta. Como resultado, você simplesmente não faz nada”, completa.

Quando descobrir a origem de sua fuga, desenvolva uma abordagem sistematizada para colocar suas finanças em ordem. Tente, por exemplo, pagar as suas contas do mesmo modo todos os meses –mesmo lugar e horário. Colocar alarmes no seu celular também pode ajudar. “A parte mais difícil é começar, mas assim que você iniciar, as chances são de que você termine, mesmo que leve mais tempo”, diz Berry