IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após escândalo, Mitsubishi reportará primeiro prejuízo em 8 anos

22/06/2016 11h25

SÃO PAULO – A montadora japonesa Mitsubishi afirmou que espera reportar um prejuízo líquido de US$ 1,4 bilhão no atual ano financeiro, aponta reportagem do site CNN Money. Esse será o primeiro resultado no vermelho da companhia em oito anos.

De acordo com o site, esse resultado é fruto de um escândalo que a companhia se envolveu em abril. Ela anunciou que havia manipulado testes de economia de combustível de centenas de milhares de veículos no Japão.

O escândalo depois se expandiu para mais modelos e a companhia admitiu que os testes falsos aconteciam há cerca de 25 anos. A questão derrubou os papéis da companhia, levou dois de seus executivos à demissão e fez com que a Nissan fizesse um investimento bilionário para auxiliar a companhia.

A expectativa da companhia é de um impacto negativo do escândalo em um total de US$ 2 bilhões durante esse ano financeiro, que termina em março de 2017. Os papéis da companhia despencaram 37% desde que o escândalo veio à tona.

A Mitsubishi disse que suas investigações mostraram que os gerentes da companhia estavam sob intensa pressão para manter o passo com as taxas de economia de combustível reportadas por competidores e usaram um procedimento para calcular a eficiência que não estava de acordo com a lei japonesa. Além disso, a montadora admitiu que reconstruir a confiança com os consumidores será difícil.