IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

9 verdades sobre o dinheiro que todo adulto precisa aceitar

Getty Images
Imagem: Getty Images

28/06/2016 16h11

SÃO PAULO – Lidar com dinheiro é uma tarefa difícil e fica ainda mais complicado quando você começa a ter problemas financeiros. Por isso, é importante encarar suas dificuldades no trato com as finanças, admitir alguns erros e se esforçar para melhorar.

Um dos primeiros passos é esclarecer algumas verdades sobre o dinheiro, como aponta o site "Business Insider":

1 - Você não vai ganhar aquilo que não pedir 

O autor Farnoosh Torabi afirma que “você não recebe o que merece, mas sim o que negocia”. Para isso, o primeiro passo é perguntar. Se deseja um desconto em algum produto, a participação em um projeto ou até mesmo um emprego, a primeira coisa que deve fazer é perguntar e se mostrar interessado.

2 - Sua riqueza está em suas mãos

Algumas das pessoas mais ricas e poderosas do mundo atingiram este status por conta própria. Embora alguns exemplos possam ser discrepantes, a verdade é que, na maioria dos casos, ficar rico ou conseguir pagar todas as suas contas mensais é um processo que depende apenas de você.

Você pode aprender sobre dinheiro de diversas formas, mas também precisa buscar o conhecimento.

3 - Cartões de crédito não são dinheiro

Você deve considerá-los uma ferramenta para gastar dinheiro, não uma fonte dele. Quando você utiliza o cartão como dinheiro, é muito mais fácil gastar além do que deve ou pode pagar.

Gastar além de seus termos é um dos maiores erros financeiros, já que pode levar a dívidas, rombos em seu histórico de crédito e outros problemas.

4 - Sua aposentadoria depende de você

A época em que não era preciso investir em uma aposentadoria privada já passou. Mesmo que seja importante, ainda são poucas as pessoas que investem em sua própria aposentadoria.

Se você deseja parar de trabalhar algum dia, é melhor fazê-lo.

5 - Investir é chato

“Investir deve ser chato. É como observar a grama crescer”, comenta a planejadora financeira Shopia Bera. Ainda assim, é preciso fazê-lo. Algumas pessoas levam muito tempo para deixarem de economizar e passar a investir e esse é um grande erro.

6 - Alguém sempre terá mais dinheiro que você 

Não há nada de errado em se esforçar para ser rico e nem em querer ser a pessoa mais rica que conhece. Mas, se cada história de um colega de trabalho que é mais rico faz você sentir-se inadequado, você está seguindo um caminho difícil.

7 - As dívidas não são iguais

É importante ter isso em mente, pois os juros sempre variam. E, no momento de quitar suas dívidas, você sempre deve priorizar a que possui os mais altos para pagar menos nas demais dívidas. Uma vez que as mais altas forem pagas, você deve quitar as demais.

8 - Dinheiro por si só não fará você feliz

Se o seu conceito de felicidade pode ser comprado por uma determinada quantia de dinheiro, você provavelmente se sentirá completo. Entretanto, pesquisas apontam que ter dinheiro pode aumentar sua felicidade apenas até certo ponto.

Por isso é comum encontrar pessoas que são felizes recebendo pouco ou até mesmo menos do que costumavam.

9 - Ninguém se importa mais com seu dinheiro do que você 

Quando passar a ter isso em mente, você passa a assumir a responsabilidade de suas próprias decisões financeiras –e a sensação é de poder e controle de sua vida.

Existem diversos profissionais capazes de te ajudar com seu dinheiro, mas você é o que vai gerenciá-lo da forma que melhor vai lhe atender.