Bolsas

Câmbio

As nacionalidades mais vantajosas do mundo

SÃO PAULO – Em 2015, o Brasil estava entre os países com "alta qualidade de nacionalidade", de acordo com o Quality of Nationality Index (QNI) da Henley & Partners.

Isso, no caso, é uma categoria um pouco abaixo da melhor possível, e coloca o país na 38ª posição do ranking, logo abaixo da Argenina. Os Hermanos estão, de acordo com o índice, no grupo de nacionalidades com qualidade "muito alta".

Levando em consideração os fatores Valor Externo de Nacionalidade; Liberdade de Estabelecimento e Liberdade para Viagens, o gráfico interativo gerado pela pesquisa permite comparar as qualidades de vida de duas nacionalidades diferentes e mostra, em um mapa geral, como a geografia de cada país influencia nesses fatores. 

"Bem como os estados, as nacionalidades por si diferem também", diz o texto de explicação da metodologia da pesquisa. "Para uma comparação confiável, fatores internos e externos são importantes", completa.

Internamente, o QNI mede desenvolvimento humano, prosperidade econômica e "estabilidade e paz". Para a comparação externa, os pontos levantados são a possibilidade de viajar sem impedimentos e a possibilidade de viver em outros países livremente.

Confira, a seguir, as 16 melhores nacionalidades do mundo, de acordo com o levantamento:

PaísPontuação
1. Alemanha83,1%
2. Dinamarca83%
3. Finlândia82%
4. Noruega81,7%
5. Islândia81,6%
5. Suécia81,6%
6. Áustria81%
6. Irlanda81%
7. França 80,9%
8. Suíça80,7%
9. Países Baixos80,3%
10. Bélgica80,2%
11. Reino Unido80,1%
12. Liechtenstein80%
13. Espanha79,8%
13. Itália 79,8%

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos