IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Engenheiro que se aposentou aos 38 ensina "regra simples da vida" para largar o trabalho cedo

01/07/2016 11h09

SÃO PAULO – Joe Udo conseguiu o que muitas pessoas sonham em fazer um dia: se aposentou antes dos 40. Com 38 anos ele largou o batente como engenheiro e começou seu blog e a focar mais na função de pai. Em uma das publicações em sua página virtual, ele comenta sobre um livro que leu e a “regra simples da vida” para se planejar para a aposentadoria.

A regra é bastante simples: quando tomamos o rumo mais fácil e confortável, a vida tende a ser mais difícil e desconfortável. No entanto, a maioria das pessoas continuamente segue escolhendo esse caminho porque o conforto no curto prazo é mais atrativo.

Contudo, essas pessoas escolhem ignorar as consequências negativas no longo prazo para privilegiar a gratificação no momento imediato. A outra opção é tomar a rota difícil e desconfortável. Quando fazemos isso, a vida não é mais confortável e fácil, Mas se privilegiam os ganhos no longo prazo.

Essa regra explica o porquê de muitas pessoas não conseguirem se aposentar com qualquer reserva financeira, mesmo tendo trabalhado em bons empregos ao longo da vida. Por isso que é importante começar a poupar desde jovem.

Ele conta que poupou cerca de 60% de suas receitas por ano e isso fez com que ele conseguisse atingir seu objetivo. Atualmente, ele faz muito menos dinheiro, mas vive o mesmo estilo de vida modesto e sua conta de aposentadoria segue engordando.

O plano do casal é poupar 50% ou mais da receita dos 21 anos aos 40, de 0 a 15% dos 40 aos 60, trabalhando apenas meio período e em coisas que façam eles felizes e a partir dos 60 anos trabalhar o mínimo possível e começar a usar as reservas acumuladas.

Poupar agressivamente e tomar o caminho mais difícil fez com que eles possam ter um estilo de vida mais tranquilo agora e mais tranquilo ainda na velhice. Eles poderiam ter gastado mais dinheiro, mas isso faria a aposentadoria muito difícil, comenta Joe. A “regra simples da vida” não é somente sobre poupar. É sobre ser bem sucedido em algo. Ele comenta que sabe que precisa trabalhar duro antes de conseguir qualquer objetivo.