IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Keynes X Hayek: livro traz as origens do maior duelo econômico da história - e que não terminou

01/07/2016 16h35

SÃO PAULO - John Maynard Keynes X Friedrich Hayek. De um lado o prodígio da economia de Cambridge e de outro, um jovem soldado do exército da Áustria que viu a sua cidade natal, Viena, ser devastada pela guerra. 

De origens diferentes, assim como os seus pensamentos, Keynes e Hayek  se tornaram gigantes do pensamento econômico do século XX e travaram grandes embates. Os economistas passaram boa parte dos anos 1930 discordando sobre as teorias econômicas - e suas ideias encontram discípulos até hoje.

O debate entre os dois economistas, muitas vezes tratado como briga religiosa, é tratada no livro “Keynes x Hayek: as origens e as heranças do maior duelo econômico da história”, que foi lançado em junho pela Editora Record.

Se a disputa entre os dois foi ferrenha, há curiosidades sobre a relação entre os dois que nem sempre são ressaltadas, como destaca o autor Nicholas Wapshott. Ele lembra o fato do austríaco ter considerado Keynes um herói porque o britânico condenou duramente as exigências do Tratado de Versalhes no famoso livro “As consequências econômicas da paz”. O livro criticava as pesadas reparações impostas pelo documento por acreditar que elas causariam instabilidade e extremismo político, o que se confirmou anos depois.

Porém, a disputa, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais acirrada. Quando o crash do mercado de ações em 1929 gerou a Grande Depressão, eles se confrontavam a todo tempo para defender a melhor forma de restaurar a saúde da economia mundial. Hayek tinha a teoria de que os ciclos econômicos deveriam ser regidos por um equilíbrio natural, Keynes defendia que o desemprego em massa e a miséria poderiam ser encurtados com gastos do governo. Hayek, por sua vez, apontava que os grandes gastos do governo acenavam não somente para descontrole da inflação, como tirania política. 

Ao longo de suas 448 páginas, o livro destaca como os choques das posições keynesianas e hayekianas foi fundamental para definir a economia moderna - e que segue vivo até hoje.

Keynes X Hayek: as origens – e a herança – do maior duelo econômico

(Keynes X Hayek: the clash that defined modern economics)

Autor: Nicholas Wapshott

Tradução: Ana Maria Mandim

448 páginas

R$ 62,90

Editora Record

(Grupo Editorial Record)