Bolsas

Câmbio

5 coisas para fazer aos 20 e se aposentar bem aos 40

  • Getty Images/iStockphoto/ismagilov

SÃO PAULO – Aposentar-se aos 40 é algo completamente possível e existem várias pessoas comuns que podem provar isso. O blogueiro "Mr. Money Mustache", que tinha uma média de salário de US$ 67 mil por ano conseguiu se aposentar aos 30.

O casal Jeremy Jacobson e Winnie Tseng, cuja renda combinada anual era de US$ 135 mil, conseguiram se aposentar na faixa dos 30 multimilionários.

A colunista do site "Business Insider" Kathleen Elkins dá vários conselhos para quem deseja seguir o mesmo caminho. Veja cinco deles a seguir.

1 – Desenvolva várias fontes de renda

"Tornar-se financeiramente independente requer construir uma grande quantidade de capital, uma tarefa feita de maneira muito mais fácil com uma alta renda", explicam Jeremy e Winnie em seu blog.

No entanto, mesmo que uma grande renda ajude, isso não é algo essencial. Com trabalho duro, é possível encontrar outras maneiras de se financiar.

2 – Invista a diferença

Uma vez que você aumentou sua receita, invista o máximo de dinheiro possível para que ele trabalhe para você no final do mês. E quanto mais cedo você começar isso, melhor.

Mr. Money Mustache usa um truque simples para manter seu dinheiro sempre no lugar certo: ele pensa em dinheiro como "algo para se investir", em vez de "algo para se gastar".

3 – Estabeleça metas claras e específicas

Estabelecer uma data é um passo crucial se você quer se aposentar cedo, escreve Joe Udo, do blog "Retire By 40" (Aposente-se aos 40, em tradução livre). Ele poupou mais de metade de sua receita e conseguiu se aposentar aos 38.

Além disso, fazer um orçamento para a sua aposentadoria é muito importante, afinal, não há como saber quanto poupar antes de planejar os gastos.

4 – Corte

"Viva bem em um pequeno espaço", recomendam Jeremy e Winnie.

"Desde os anos 50, a média das casas praticamente dobrou. Além de banheiros extra, quartos extra, closets extras, mais vagas, esse aumento também traz mais taxas, contas, custos de manutenção e tempo de limpeza. Em contraste, nós escolhemos viver em um pequeno apartamento, que custa uma fração do preço de uma casa ou condomínio".

5 – Divirta-se gastando pouco (ou nada)

No final das contas, a chave para se aposentar cedo é gastar menos e poupar mais. Não é preciso trabalhar demais para se aposentar, o importante é poupar sempre o máximo possível.

As pessoas que poupam mais conseguem encontrar prazer em atividades baratas, como cozinhar, ler, ou aproveitar a própria cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Assine e receba em seu e-mail em dois boletins diários, as principais notícias do dia

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos