5 dicas de como incentivar o funcionário da geração Y
Com o passar dos anos, falar mal da geração Y virou recorrente. Sua famigerada fama de geração preguiçosa parece rondar as pessoas que se encaixam na faixa etária. No entanto, Christopher Cabrera, pai de dois jovens da geração Y e empregador de mais de 500 pessoas na sua empresa – muitos com menos de 35 anos – diz que não é justo fazer generalizações sobre os Millennials (como a geração Y é conhecida).
Na verdade, o fundador e CEO da Xactly no Vale do Silício, uma empresa de software que oferece ferramentas para gestão de desempenho de vendas e engajamento dos funcionários, diz que sua companhia tem se desenvolvido ao abraçar as características que tornam os Millennials únicos. Aqui está o seu conselho sobre como você pode incentivar essa geração que tem muito a oferecer
1. Dê-lhes reconhecimento
Sim, é verdade que esses profissionais mais jovens cresceram recebendo prêmios, troféus e certificados para cada pequena coisa que executaram. Agora, não há como contornar o fato de que os Millennials esperam ser reconhecidos por suas realizações. Em vez de contrariar essa realidade, a Xactly mudou a estrutura da sua organização de vendas para permitir que os empregados fossem promovidos ou ganhassem mais dinheiro a cada seis meses, dependendo de seu desempenho. "Isso funcionou tremendamente", diz Cabrera.
2. Não se preocupe com o excesso de celular no trabalho
Os Millennials tiveram dispositivos em suas mãos desde que eram pequenos, e há um lado positivo para essa realidade. Eles são muito bons com a tecnologia, são chefes na mídia social e capazes de prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo. Explorar esse fato abre portas para se tornarem embaixadores da marca, assumindo que eles gostam e respeitam a sua empresa o suficiente para dizer coisas boas em quaisquer plataformas que frequentam.
3. Deixe a geração Y trabalhar de casa
O fato de que os Millennials têm, constantemente, um telefone na mão significa que eles estão de plantão após horas e nos fins de semana para responder a chamadas, e-mails e textos. "Se as empresas não aderirem às novas formas de trabalho, incluindo o trabalho de casa e ter tempo flexível, em seguida, os Millennials vão ser infelizes e não vão ficar por aqui ", diz o CEO. " Você vai perder esses jovens muito brilhantes", completa.
4. Dê à geração Y a oportunidade de fazer o bem
Os Millennials querem fazer um trabalho que importe e que faça a diferença no mundo. Explorar esse desejo, oferecendo oportunidades de voluntariado pela empresa, por exemplo, é uma boa ideia. A fundação da Xactly faz isso, incentivando os funcionários a trabalhar em projetos sociais ou participar em corridas que levantam dinheiro para boas causas. "Eles são muito moldáveis e acho que com o modelo correto essas pessoas serão grandes líderes que abraçam mais do que apenas trabalho da empresa em si", diz o CEO.
5. Valorize a geração Y por serem diferentes de forma positiva
Cabrera diz que não se pode negar que os Millennials são colaborativos e criativos, devido em grande parte por crescerem envolvidos com a mídia social. Ele gostaria de ver mais pessoas comemorando seus pontos fortes. É importante apoiar as ideias diferentes e produtivas desses profissionais mais jovens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.