IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saiba como lucrar mais com investimentos sem abrir mão da segurança

13/07/2016 08h53

SÃO PAULO – Quando o investidor pensa em uma aplicação financeira, a associação é praticamente imediata com a caderneta de poupança, o investimento mais popular do país. No entanto, é possível conseguir uma rentabilidade muito maior com outros investimentos sem abrir mão da mesma segurança.

Nos últimos 12 meses, a poupança acumula uma rentabilidade de 8,39%, versus uma rentabilidade acumulada do CDI (Certificado de Depósito Bancário), que é o principal indicador dos investimentos em renda fixa, de 14,09%.

Alexandre Amorim, sócio da Par Mais Empoderamento Financeiro, comenta que é possível encontrar, por exemplo, LCI (Letra de Crédito Imobiliário), que, como a poupança, é uma aplicação isenta de imposto de renda, com rentabilidade de 95% do CDI, isso significa uma rentabilidade líquida de 13,38%, quase 60% maior do que a oferecida pela poupança.

Segurança

Tanto a poupança quanto a LCI contam com a mesma garantia, que é a do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que protege o investidor no caso de quebra da instituição financeira em até R$ 250 mil por instituição financeira. Isso faz com que a segurança dos investimentos seja exatamente a mesma.

Antonio Brown, assessor de investimentos da XCare Investimentos, comenta que, no longo prazo, essa diferença se amplia mais e mais. “Do início do Plano Real até março de 2016, o CDI se valorizou mais de 4.000%. Já o Ibovespa não chegou perto disso: 1.000%. Quanto à poupança, ela rendeu menos que 870%”, comenta.

Para quem quer ainda mais segurança com rentabilidade, os títulos do Tesouro Direto são uma opção ainda mais conservadora, uma vez que são garantidos pelo governo federal, que, em tese, é o melhor credor que existe no país. Títulos atrelados ao IPCA, hoje, contam com uma rentabilidade real, quando já é descontada a inflação, na casa dos 6%, ou seja, uma rentabilidade nominal bruta nos últimos doze meses que passa dos 15%.