IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

5 sinais de que você está detonando suas aplicações e finanças e deve parar já

19/07/2016 08h53

SÃO PAULO – Investir nem sempre é um caminho simples. Muitas vezes, ao aplicar o dinheiro, acabamos fazendo más escolhas ou não analisando o cenário corretamente. Assim, como saber quando as aplicações podem não estar no caminho certo? O InfoMoney conversou com especialistas que listaram cinco sinais para que o investidor saiba quando está detonando seus investimentos.

1 – Você não conhece seus investimentos profundamente
Claudio de Lucca, assessor de investimentos da Valor a Mais Investimentos comenta que um erro muito comum das pessoas é aplicar seu dinheiro sem saber muito bem o que está fazendo. “A pessoa até tem a preocupação de investir, o que é importante, mas não sabe as taxas ou impostos de sua aplicação. Por exemplo, a pessoa investe em um plano de previdência mas não sabe a tabela de tributação que está ou as taxas de seu plano. Esse é um sinal grave de que algo errado está acontecendo”, comenta.

2 – Você não tem um especialista em investimentos para ajudar
É preciso muito estudo e conhecimento para que o investidor tenha autonomia para aplicar seu dinheiro corretamente. Muitas pessoas acabam sem disposição e tempo para investir nesse conhecimento. Assim, buscar uma boa assessoria independente de investimentos é um caminho interessante para fazer decisões mais ponderadas na hora de investir, aponta Marina Boité, assessora de investimentos da Inove Investimentos.

3 – Você acredita que apenas o banco tem as soluções de investimento que você precisa
A grande maioria das pessoas acredita que o grande banco de varejo é o único lugar em que encontrará os investimentos adequados para sua carteira de investimentos. No entanto, Claudio de Lucca destaca que na maior parte das vezes, os bancos contam com aplicações com taxas mais altas e que rendem menos do que outras alternativas com a mesma segurança, como os títulos de bancos médios.

4 – Você não diversifica seus investimentos
“Em alguns casos a pessoa tem um baixo valor de investimento e decide aplicar ele todo em apenas uma aplicação apenas porque ouviu falar que era uma boa. No entanto, isso pode acabar com a liquidez desse investidor, ou então ele pode passar por uma situação em que a aplicação tem rentabilidade mais fraca e, assim, acaba perdendo dinheiro que poderia estar diversificado”, comenta Marina.

5 – Você posterga suas decisões sobre investimentos
Você está protelando há meses uma visita à sua agência bancária para resolver algum pepino? Já sabe há um tempão o que precisa fazer para otimizar seus investimentos, mas nunca faz? Podem ser sinais de que você está postergando muito suas decisões. “A pessoa coloca todos os outros compromissos na frente e, quando vê, está há três anos na poupança”, destaca Claudio de Lucca. Vale lembrar que a poupança é uma péssima aplicação em termos de rentabilidade. Outras aplicações que têm exatamente a mesma segurança que ela chegam a render mais de 50% para o investidor.