Bolsas

Câmbio

Serasa lança guia gratuito para aproveitar as Olimpíadas e economizar

SÃO PAULO - Um evento esportivo mundial como os Jogos Olímpicos conta necessariamente com a participação do público para se tornar um sucesso. Para fazer parte da festa, aproveitar as oportunidades, preservar direitos e o bolso das pessoas, o Serasa Consumidor e a Abradecont (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador) fizeram o Guia das Olimpíadas. A publicação é online e gratuita  e o objetivo é orientar os consumidores que visitarão o Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.

O guia disponibiliza normas constantes no Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto do Torcedor, na Lei Olímpica e no Estatuto do Idoso, neste último caso voltado, por exemplo, às reservas de assentos nos locais de competição.

"O Guia das Olimpíadas mostra que o público dos jogos tem seus direitos assegurados por lei, mas que é necessário respeitar regras de conduta, além de tomar cuidados individuais em relação à segurança e economia", recomenda a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

"A abrangência deste guia extrapola o evento das Olimpíadas porque poderá ser usado por todos os cidadãos em viagens e também no seu dia a dia após o término dos Jogos", destaca Daniella Carvalho, presidente da Abradecont.

Entre os pontos levantados estão alertas para evitar fraudes, tanto na compra de ingressos como na hora de contratar hospedagem ou transporte. Os especialistas também recomendam precaução no uso de cartões de crédito e com os documentos pessoais.

O guia ainda contempla telefones úteis e endereços de órgãos públicos e demais serviços que podem auxiliar o turista (brasileiro ou estrangeiro) a obter outras informações e (ou) orientações.  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos