IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

3 estratégias de Warren Buffett para se tornar um mestre em investimentos

20/07/2016 08h58

SÃO PAULO – Warren Buffett é, sem sombra de dúvida, a maior lenda viva no mundo de investimentos da atualidade. O Oráculo de Omaha é famoso não apenas por ter um patrimônio bilionário e ser investidor de companhias muito famosas, como também pelo modo de vida extremamente simples com que leva sua vida, vivendo na mesma casa de quatro quartos há décadas, por exemplo. O InfoMoney selecionou três estratégias de investimento do megainvestidor que podem ajudar você a dominar o mundo de investimentos.

1 – Pense no longo prazo
Buffett é um dos maiores entusiastas da estratégia do “Buy and Hold”. Essa estratégia consiste em analisar muito bem onde investir seu dinheiro e, após escolher a companhia que se comprará as ações, por exemplo, manter o dinheiro investido por vários anos. A ideia é que, assim, o investidor consiga se aproveitar dos juros compostos no longo prazo e acompanhar a trajetória de sucesso de uma boa empresa.

2 – Mantenha a simplicidade
Não tem tempo ou paciência para acompanhar o mercado de ações? Sem problema. Um dos conselhos de Buffett, que ele inclusive recomendou para sua esposa, é investir a maior parte do patrimônio em um ETF (Exchange Traded Fund) que siga o principal índice de ações da bolsa dos EUA, o S&P 500. O Brasil também conta com fundos assim que seguem os índices daqui, incluindo o Ibovespa. A grande vantagem desse investimento é que você simplesmente acompanha o desempenho do mercado, sem tentar superá-lo, o que é difícil de fazer sem o conhecimento técnico adequado.

3 – Foque na qualidade
Um dos principais focos de Buffett e de seu sócio e amigo Charlie Munger é o investimento em empresas com grande qualidade. É por isso que Buffett faz negócios, atualmente, com muitas empresas que são reconhecidas pelo mercado doméstico ou internacional, como a See’s Candies e a Coca-Cola, por exemplo. Assim, você garantirá que está aplicando em papéis de empresas reconhecidas e respeitadas.