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Simpatia ou habilidade: Harvard responde qual mostrar primeiro em uma entrevista

20/07/2016 13h37

SÃO PAULO - Digamos que você deseja ter um novo cliente em potencial, ou um empregador, ou qualquer pessoa com quem você queira estabelecer uma relação de negócios. O que é mais importante: mostrar que você é qualificado, experiente e capaz, ou mostrar que você é digno de confiança e simpático?

Muitas pessoas assumem que habilidade, experiência e competência importa mais. Afinal, se você vai me contratar ou fazer negócios comigo, você precisa saber que tenho o talento para se concretizar, certo? É natural supor que você deve estabelecer suas credenciais o mais rápido possível.  Mas de acordo com a psicóloga Amy Cuddy, da Universidade de Harvard , a maneira como as pessoas inicialmente julgam você tem pouco a ver com o fato de você parecer qualificado ou competente.

Em vez disso, as pessoas subconscientemente se perguntam quando elas te conhecem pela primeira vez: "Posso confiar em você?" De acordo com a Cuddy, "confiabilidade (e simpatia) é tudo", afirma a especialista.

Sua pesquisa mostra que a simpatia natural pode também perder rapidamente o seu impacto, especialmente quando não há nenhuma substância além da camada superficial. " Isso é onde o talento vem: uma vez que você mostrou que você é digno de confiança, então você pode provar que você é talentoso", explica Cuddy. 

Em suma, lançar seu currículo muito cedo em uma entrevista, pode estar te fazendo perder tempo, apenas. Primeiro você precisa mostrar que você é alguém que pode construir e manter grandes relacionamentos, influenciar de forma consistente (no bom sentido) as pessoas ao seu redor, e fazer as pessoas se sentirem melhores sobre elas mesmas.

Esse é o tipo de pessoa que todos gostam de ter por perto. Então, como você faz isso? Como você enfrenta uma entrevista ou um encontro de negócios com simpatia e confiança - de uma forma genuína e autêntica? A psicóloga explica. 

1. Ouça mais 

Pergunte. Mantenha contato visual. Sorria. Acene com a cabeça. Responda, mas não verbalmente. Isso é tudo o que é preciso para mostrar a outra pessoa que ele ou ela é importante.  Então, quando você falar, não ofereça aconselhamento, a menos que lhe for perguntado. Mostre que você escuta e  que se importa, porque quando você oferece conselhos, na maioria dos casos, você fala sobre sua própria pessoa.  Só fale quando você tiver algo importante a dizer - e sempre defina o que falar baseado no que importa para a outra pessoa, não a você.  

2. Não foque o assunto apenas para você

Ninguém é elogiado suficientemente. Então, comece dizendo às pessoas o que elas fizeram bem. Não só as pessoas apreciam elogios, mas elas vão gostar do fato de que você se importa o suficiente para prestar atenção no que elas fazem. E então elas se sentirão um pouco mais realizadas e o ambiente da reunião ou do encontro de negócios ficará melhor.

3. Nunca pratique audição seletiva

Algumas pessoas - eu garanto que você conhece pelo menos uma - são incapazes de prestar atenção em qualquer coisa dita por alguém que elas acreditam estar abaixo delas.  Claro, você fala com elas, mas esse tipo de pessoa em particular não absorve uma palavra doq ue você diz. 

As pessoas que querem causar uma boa primeira impressão, ouvem atentamente a todos, independentemente da posição ou status social de quem estamos tratando. Audição seletiva é mesquinho e desnecessário. 

4. Se afaste das coisas que te distraem

Não verifique o seu telefone. Não olhe para o monitor. Se concentre apenas naquilo que for essencial para seu trabalho.  Dê o presente de compatilhar sua total atenção às pessoas. Isso é um dom de poucos. Esse presente é um trunfo no mundo corporativo.

5. Doe sem olhar a quem e sem esperar nada

Nunca pense no que você pode obter. Concentre-se no que você pode oferecer. Se doar é a única maneira de estabelecer uma conexão real num relacionamento.

Quando estiver em uma entrevista ou em um encontro de negócios, se concentre naquilo que você pode oferecer, o a mais que vc pode dar e fazer a diferença. O reconhecimento vem com esforço.

6. Não aja como se fosse a pessoa mais importante do mundo...

As únicas pessoas que estão impressionados com a sua postura pretensioso e petulante são aquelas que agem da mesma forma.

O resto não fica impressionado. Pelo contrário, ficam irritados e desconfortáveis com a sua maneira de se por acima das outras pessoas.

7. ...Só porque você percebe outras pessoas são mais importantes

Ás vezes pessoam que tentam impressionar todos o tempo todo, são na verdade inseguras de suas qualidades. Você sabe o que sabe. Você conhece suas opiniões. Você conhece suas perspectivas e pontos de vista. Acredite nos seus potenciais.

As pessoas que você admira por serem "importantes" podem ser aquelas que têm confiança nas suas habilidades, e são humildes para admitir erros e proclamar acertos. 

8. Escolha (bem) suas palavras

As palavras que você usa impacta a atitude dos outros. Todos  queremos associar à equipe pessoas felizes, entusiasmadas e pró-ativas. As palavras que você escolhe pode ajudar pessoas a se sentirem melhores sobre elas mesmas - se mostrando mais verdadeiras e, assim, as reuniões fluem da melhor forma possível. 

9. Não critique as falhas dos outros ...

Com certeza, todos nós gostamos de ouvir um pouco de fofoca. O problema é que falar mal dos erros dos outros pode ser uma armadilha que parece ser fácil de cair. Preste atenção, todos erramos, faz parte para o crescimento profissional. 

10. ... Mas admita seus erros

As pessoas bem sucedidas, parecem ser carismáticas simplesmente porque elas são bem sucedidas. Seu sucesso parece criar um efeito de halo, quase como um brilho.  A palavra chave é parecer.

Você não tem que ser incrivelmente bem-sucedido para fazer uma grande primeira impressão. Seja você mesmo, seja sincero dentro das dicas dadas acima e demonstre que você não tem medo de errar. No fim, um fracasso pode ser a chave do sucesso.