IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GoPro, Tesla, Best Buy e mais 9 empresas estrangeiras podem ser negociadas na Bovespa

21/07/2016 18h54

SÃO PAULO - Sem grande destaque entre os investidores, os BDRs (Brazilian Depositary Receipt) negociados na BM&FBovespa devem aumentar consideravelmente em um futuro próximo. Nesta quinta-feira (21), 12 empresas estrangeiras informaram, via CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a intenção de lançarem ativos para serem negociados no Brasil.

Entre os destaques estão a Tesla, GoPro, Best Buy, General Motors e o UBS. Completam ainda a lista de novas empresas para serem listadsa na Bovespa: Transocean, J. C. Penney, Sprint, United States Steel, Chesapeake Energy Corporation, First Solar e Sanchez Energy Corporation.

Os BDRs são recibos  de ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira, ou seja, são títulos atrelados aos papéis destas companhias no exterior. No caso destas empresas, a proposta é para BDR  nível 1 não patrocinada. Neste tipo, a  decisão de emitir os certificados parte de uma instituição depositária (neste caso o Deutsche Bank), que pede o registro do programa à CVM e à BM&FBovespa, sem envolvimento da empresa estrangeira emissora das ações.

Porém, é importante deixar claro que este tipo de investimento não é para qualquer um. BDRs desta classe são apenas para  pessoas físicas e jurídicas com investimentos financeiros acima de R$ 1 milhão. Por outro lado, para quem não tem todo esse dinheiro, é possível  operar via fundo de investimento.