IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

7 dicas certeiras para tomar as melhores decisões mais rápido

27/07/2016 10h05

SÃO PAULO – Algumas decisões são capazes de mudar todo o rumo da sua vida. Justamente por isso, toma-las pode parecer a atividade mais difícil do mundo e “travar” completamente o seu cérebro. Toma-las rapidamente parece simplesmente impossível.

Isso é potencializado quando as decisões também concernem a outras pessoas ou mesmo empresas. Decisões que envolvem terceiros devem ser sempre as melhores possíveis, sem espaço para deslizes.

Segundo a colunista do Business Insider Lynn A. Robinson, esses são os momentos de usar a famosa intuição. Ele listou 7 estratégias para sempre tomar as melhores decisões rapidamente, que reproduzimos a seguir:

1.Questione sua intuição

Essa estratégia consiste em exercitar a mente a responder questões com respostas mais elaboradas do que “sim” ou “não”. Mantenha diálogos com a sua mente, faça com que ela responda questões como: “o que podemos fazer para melhorar nossa produtividade neste mês?”, por exemplo.

Depois, escreva as respostas – todas elas – em um papel, sem censurar ideias.

2.Pense em imagens

Caso sua mente não consiga focar em soluções lógicas, imagine uma imagem simbólica dessa solução na sua cabeça. A intuição pode vir representada visualmente, explica a especialista.

3.Medite

Para focar, relaxar e prestar atenção na sua respiração pode ser uma estratégia interessante. Tenha pensamentos positivos e em palavras como “calma” e “paz”. Isso cultiva criatividade e intuição.

4.Mexa-se

Exercitar-se é uma maneira de oxigenar o cérebro e, consequentemente, clarear as ideias. Pause o stress e vá caminhar ou correr. O importante é sair do escritório e tirar a cabeça do problema.

5.Sonhe acordado

Outra boa estratégia é criar fantasias e imaginar-se na situação que precisa resolver. Formule respostas, conversas e debates. Preste atenção também ao seu redor: a resposta pode vir à sua mente depois de ler um livro ou observar uma propaganda na televisão.

6.Sinta

Quando frente a uma decisão importante, tente imaginar como se sentiria ao mergulhar de cabeça no “sim”. Só assim será possível entender se essa é a decisão que você prefere tomar. Caso a sensação seja negativa, pense outra vez.

7.Ouça seu corpo

Estômago embrulhado é algo a se prestar atenção durante as tomadas de decisão, bem como outras reações do corpo às possíveis mudanças. Leia os sinais do seu corpo, eles são termômetro da intuição.