O que o Pokémon Go tem a ensinar sobre negócios
SÃO PAULO – Você pode considerar o Pokemon Go um jogo infantil e optar por não jogá-lo, mas não se pode argumentar contra os fatos: poucos dias após o seu lançamento ele se popularizou muito rápido, recebendo mais de 15 milhões de downloads durante a primeira semana e melhorou consideravelmente a situação financeira da Nintendo.
O jogo já se transformou em um fenômeno mundial, com muitas empresas procurando maneiras de ganhar dinheiro com o game, e outras tentando entender o que exatamente está por trás dessa popularidade insana.
O site Entrepreneur listou 4 dicas para explicar porque o jogo faz sucesso para o mundo no negócios. Entenda:
1.A marca é tudo
Poucos dos que jogam sabem, mas o Pokemon Go foi construído baseado no Ingress, um outro jogo móvel baseado em localização desenvolvido pelo mesmo estúdio - usuários experientes recomendam usar mapas do Ingress para encontrar os bichinhos.
O Ingress existe há cerca de três anos, mas você já ouviu falar sobre ele? Provavelmente não, a menos que esteja bastante antenado com a tecnologia. Já o Pokemon, no entanto, é um desenho que marcou gerações nos últimos vinte anos e é facilmente reconhecido até mesmo por aqueles que nunca jogaram qualquer um dos seus jogos ou assistiram o anime.
2.A tecnologia de Realidade Aumentada causa interesse
O conceito de RA vem sendo desenvolvido há um tempo, e o Pokemon Go certamente não é a primeira tentativa a ser testada no modo aplicativo. Parece, pelo menos até agora, que o Pokémon Go é o momento que a tecnologia da realidade aumentada vinha esperando para, de fato, triunfar.
3.O que é mais fácil de aprender tem uma taxa de downloads maior
O Pokemon Go não tem nenhum tutorial ou manual de instrução - qualquer um pode simplesmente baixá-lo e começar a jogar. O Ingress mencionado acima é talvez, um jogo muito mais complicado e, mais interessante - mas você tem que investir tempo considerável para desfrutar do game.
4. Tráfego online pode direcionar um tráfego real
Essa audiência é proporcionada pela tecnologia de realidade aumentada proposta pelo jogo, e vem funcionando já que o game bateu todos os recordes - fazendo a Nitendo lucrar e muito com a novidade.
O mundo real deve ser levado em conta
Pokemon Go leva milhões de pessoas em todo o mundo fora de suas casas e as coloca em movimento, o que provavelmente é uma coisa boa, mas algumas vezes esse pode ser o problema.
A peculiaridade do jogo é que Pokemons raros aparecem apenas no início da manhã ou tarde da noite, e alguns jogadores querem cumprir a missão de "pegar todos", mesmo que isso ponha sua segurança pessoal em risco. Há relatos de jogadores sendo assaltados e atingidos por carros, porque eles não estavam prestando atenção - o que certamente não contribui para uma boa publicidade.
Pokemon Go é um excelente exemplo de um idéia primitiva ganhando enorme sucesso de forma meteórica, simplesmente porque ninguém antes pensou que algo assom poderia ser popular. Não importa o que você pensa sobre o jogo em si, todos nós temos muito a aprender com ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.