Bolsas

Câmbio

3 lições sobre investimentos que você não vai aprender na escola

SÃO PAULO – Muitas vezes as pessoas acabam falhando nos tópicos mais básicos de planejamento financeiro e investimento e, com isso, perdem muito dinheiro no longo prazo. O colunista do site "MarketWatch" Paul Merriman listou várias lições sobre investimentos que você não vai aprender na escola e o InfoMoney compilou 3 delas a seguir.

1 – Fuja das emoções

Muitos investidores ficam muito presos em suas emoções e deixam com que elas acabem os controlando. Isso vale principalmente para o medo e a ganância.

O medo pode ser nocivo quando, em um mercado de queda, você rapidamente decide se desfazer de seus investimentos na hora errada e embolsa forte prejuízo. A ganância, por sua vez, aparece em momentos de alta, quando as pessoas decidem não embolsar ao menos parte de seus lucros na expectativa de conseguir ainda mais dinheiro.

2 – Olhe os gastos

Isso é de fato algo bastante simples, mas que a maioria das pessoas não se atenta. Se você investir em um fundo conservador, por exemplo, com altas taxas de administração, você está simplesmente pagando a mais por um serviço que pode ser feito de maneira muito mais barata por outra pessoa da mesma maneira.

3 – Não tente acertar o tempo exato

Em qualquer momento do mercado, sempre existirão muitas forças atuando de forma que ninguém consegue prever o curto prazo com certeza absoluta. Assim, não compensa tentar ficar acertando o tempo exato de cada investimento, mas sim acompanhar o mercado com paciência e ver seu patrimônio ao longo do tempo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos