IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investidores perdem oportunidade por achar que não têm dinheiro para investir

22/09/2016 09h06

SÃO PAULO – A grande maioria das pessoas sabe que investir é o melhor caminho para garantir uma vida mais segura financeiramente. No entanto, por mais que as pessoas saibam disso, elas muitas vezes não sabem exatamente como aplicar seu dinheiro e acabam cometendo vários erros nesse processo. O InfoMoney conversou com Pier Mattei, sócio e assessor de investimentos da Monte Bravo Investimentos, para saber onde as pessoas mais costumam errar, como resolver isso e quais as principais oportunidades para os investidores.

O primeiro erro que o assessor destaca é o desconhecimento de que um produto financeiro é um produto como outro qualquer. “Assim como pesquisamos passagens aéreas para encontrar a mais barata, a importância de fazer isso com investimentos é maior ainda. As pessoas precisam parar de comprar produtos financeiros sem entender. O benefício da comparação é enorme”, comenta.

Na sequência, outro erro que Pier destaca como bastante comum é achar que precisa ter muito dinheiro para investir. “É fácil encontrar pessoas com um patrimônio relevante, mas que acham que não vai fazer diferença buscar um investimento melhor, ou então que acham que o tema é muito complicado, ou ainda que é só para quem tem muito dinheiro”, aponta Pier.

“Não é porque alguém é conservador que não pode ganhar mais rentabilidade. O cenário para o investidor conservador não poderia estar melhor nesse momento, inclusive, com altas rentabilidades em investimentos seguros. Essa janela de juros altos em algum momento vai acabar e quem não tiver aproveitado vai se arrepender. Com uma carteira conservadora é possível conseguir muito”, crava.

Por fim, outro erro apontado pelo assessor de investimentos é não buscar ajuda profissional para investir. “Se eu estou com um problema no coração, vou ao cardiologista. Posso até pedir um palpite de um conhecido, mas preciso visitar um profissional para saber o que fazer. Para investimentos é a mesma coisa. É preciso procurar ajuda de quem entende”, finaliza.