IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Milionária aos 31, blogueira lista 5 motivos pelos quais nem cogita comprar um imóvel

27/09/2016 09h03

SÃO PAULO – Comprar uma casa é um dos maiores sinais de status da em nossa sociedade. Afinal, ela mostra, teoricamente, que a pessoa atingiu um bom nível financeiro, com estabilidade. No entanto, a blogueira milionária do site Millenial Revolution Kristy e seu marido decidiram não comprar uma casa, como aponta o site Business Insider.

Ambos perceberam que não conseguiriam comprar uma boa casa em Toronto, cidade que vivem, por cerca de US$ 500 mil e, então, decidiram poupar e investir mais e mais e, aos 31, conseguiram chegar ao US$ 1 milhão.

Ela conta que, quando contou para sua mãe que era milionária, a resposta dela foi “e daí, você nem tem uma casa”. Não importava se as casas em Toronto estavam caras demais, ou se ela não quisesse trabalhar demais para pagar um alto financiamento. Assim, ela listou vários motivos pelos quais ela sequer cogita comprar uma casa e o InfoMoney compilou 5 deles a seguir.

1 – Comprar uma casa tira sua liberdade
Quando você é dono de uma propriedade, todo seu dinheiro está preso nela, principalmente quando você está sem dinheiro pelo alto financiamento e acaba tendo, inclusive, que engolir várias situações ruins em seu trabalho por conta dessa dívida. Já alugando, ela comenta que pode se aproveitar do mercado para achar casas em locais que eventualmente estão com um preço mais em conta.

2 – Sem uma casa, não pagará impostos por ela
Quem é dono de uma casa sabe como é: sempre há um imposto para se pagar. Seja pela propriedade ou seja na hora de vende-la ou de comprar um novo imóvel. Tudo isso faz com que os gastos com uma casa sejam muito maiores do que se espera.

3 – Você terá mais tempo livre
Kristy comenta que quando você é dono de uma casa sempre há algum pequeno reparo a ser feito nele que pode acabar consumindo muito do seu tempo livre – e, quando você é dono da sua casa, precisa cuidar de seu patrimônio. Já quando você vive de aluguel, isso não é uma preocupação tão grande, uma vez que você pode simplesmente se mudar após o fim do contrato.

4 – Seu patrimônio terá liquidez
Ações são um investimento bastante simples de ser feito ou desfeito, você pode comprar ou vender rapidamente. Já com uma casa é muito mais difícil. Você não terá controle sobre quem são seus vizinhos, ou sobre outros fatores que podem fazer a vida muito mais difícil. E vender um imóvel não será algo que pode ser feito rapidamente e, se o mercado estiver em um momento ruim, você ainda será obrigado a embolsar prejuízo se quiser uma mudança rápida.

5 – Você estará diversificado
Com um portfólio diversificado, você estará se protegendo de eventuais riscos. Se o mercado de ações for mal, você pode tentar compensar com fundos de investimento ou na renda fixa. Já se você coloca todo seu dinheiro em um imóvel, isso será impossível de ser feito.