Bolsas

Câmbio

Homem que se aposentou aos 34 diz que ficou obcecado por juntar dinheiro

  • iStockPhoto

SÃO PAULO – O norte-americano Brandon, que não utiliza seu sobrenome por motivos de privacidade, aposentou-se aos 34 anos em agosto deste ano. Para alcançar a independência financeira, ele se planejou e passou a poupar e investir 70% de sua renda, registrando tudo em seu blog "Mad Fientist".

Em entrevista ao site "Business Insider", Brandon contou que seu objetivo nunca foi se aposentar mais cedo, mas se tornar financeiramente independente.

"Eu nunca quis parar de trabalhar, mas sempre quis ter tempo e liberdade para trabalhar com coisas que são importantes para mim", diz o investidor que em 2014 se mudou com a mulher para a Escócia, onde trabalhou por mais alguns anos antes de se aposentar.

A sua jornada rumo à independência financeira, porém, lhe ensinou que poupar não é o suficiente e que não vale a pena deixar de aproveitar a vida para alcançar o milhão.

"Eu fiquei tão obcecado que fui muito infeliz no processo. Eu não queria fazer nada que envolvesse gastar dinheiro, pois queria conquistar minha riqueza o mais rápido possível", lembra.

Isolamento

Por mais que ter um planejamento financeiro e economizar seja indispensável para alcançar a independência financeira, Brandon recomenda evitar ficar focado tanto na ideia a ponto de se isolar do resto do mundo: "Concentre suas energias no que você tem conseguido até o momento e use essa força para deixar a sua vida mais feliz ao longo do caminho", diz. "Não sacrifique a sua felicidade por aquele número na conta bancária", completa.

Brandon frisa também que uma aposentadoria adiantada está relacionada a liberdade e empoderamento, não a privação e compressão de lazer. Segundo ele, justamente por evitar qualquer coisa que significasse gastar dinheiro, ele acabou se afastando dos amigos e se privou até das pequenas coisas que o traziam alegria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos