IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer mudar de carreira? Ex-executiva do Google diz o que você precisa fazer

Getty Images
Imagem: Getty Images

29/09/2016 11h36

SÃO PAULO – Fazer uma mudança brusca em sua carreira é um grande desafio por dois motivos: além de fazer parte de sua identidade, ela também diz muito sobre suas experiências passadas e sua vivência.

Entretanto, seguir uma carreira com a qual você está infeliz não é uma boa ideia. Como explicou a coach e ex-executiva do Google Jenny Blake ao site "Business Insider", é possível mudar totalmente de carreira sem tornar esse processo tão difícil, mas, para isso, é preciso passar por um período de planejamento para não acabar insatisfeito com a mudança.

Ela explicou o que você deve fazer para isso:

1. Cultive

A coach explica que, para mudar de carreira, é preciso cultivar o que já existe nela: o que você faz de melhor, suas experiências, sua visão para o futuro e outros valores. Isso deve ser feito para que você consiga determinar sua mudança com base no que já dá certo em sua vida e no que você é bem-sucedido.

“Pergunte-se: em que eu sou insanamente bom? Quando me sinto mais em minha zona de conforto? Quais talentos eu fortaleci ao longo do tempo?”, diz a ex-executiva do Google.

2. Explore

“Enquanto uma parte de você está enraizada em suas forças e habilidades já existentes, outra parte de você está em busca de pessoas, habilidades e projetos que pareçam ser interessantes para essa nova direção de sua carreira”, escreveu Jenny.

Neste passo para mudar de carreira, um ponto importante é a rede de contatos (networking): é a partir dela que você encontrará pessoas com quem aprenderá e criará conexões. Assim, você pode ter uma visão melhor do que precisa melhorar ou de quais são seus pontos mais fortes.

3. Experimente

Aqui, a coach explica que você deve experimentar participar de novas áreas, tal como pensar se ainda existe espaço para expansão nela, como se tornar um expert, etc. É o momento de “testar” novas experiências.

Algumas formas de fazer isso é tentar negócios secundários, além de seu emprego regular, e também realizar grupos focais para identificar quais são as demandas dos participantes.

4. Inicie

“Eventualmente, chega o momento de arriscar-se, de ‘lançar’ algo novo. É quando você decide apostar totalmente nessa nova direção”, explica.

Ela continua dizendo que existem diversas formas de saber que você está pronto para esta etapa, como quando você já possui uma quantia de dinheiro guardado, quando você termina de trabalhar em algum grande projeto, entre outras.