IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

5 hábitos financeiros que valem para a vida toda

Getty Images
Imagem: Getty Images

30/09/2016 16h09

SÃO PAULO – Muitas pessoas se arrependem de algumas decisões financeiras que já tomaram em determinados momentos, como não ter feito certa compra, ter economizado mais, não ter aproveitado um salário da forma correta, entre outras.

Como explicou o "Business Insider", alguns hábitos, mesmo difíceis para alguns, podem evitar que você passe por situações ruins no futuro.

Confira alguns exemplos:

1. Crie um orçamento e siga-o

“Ter a disciplina necessária para seguir um orçamento todo o mês vai garantir que você controle sobre seu dinheiro”, explicou o conselheiro financeiro Jamie Pomeroy. Para que isso seja possível, ele diz que é necessário criar um orçamento com o qual você consiga se adaptar facilmente.

Uma boa forma de manter o controle sobre suas finanças é utilizando aplicativos de orçamento. Para tornar esse processo mais fácil, você também pode estabelecer para onde vai cada quantia de sua renda, evitando gastar fora do orçamento.

2. Crie um fundo para emergências

Ter uma quantia de dinheiro destinada para emergências é fundamental: seja em casos de demissão ou de um conserto do carro, você vai precisar ter uma quantia em mãos para conseguir passar por essas situações sem contrair alguma dívida.

Jamie explica que essa quantia deve ser o suficiente para que você consiga cobrir entre seis a nove meses de despesas. Para começar a economizar com essa finalidade, entretanto, é ideal que antes você quite as suas dívidas e vá cortando seus gastos mensalmente para conseguir economizar cada vez mais.

3. Aproveite o tempo para economizar dinheiro

Uma das coisas mais valiosas quando se trata de economizar dinheiro é o tempo: quanto mais cedo você começar a economizar, mais dinheiro terá a longo prazo, principalmente quando se trata de economizar para investir em uma previdência privada.

No início, pode ser que você não consiga economizar o tanto quando deseja, mas em algum momento você deve atingir a meta de economizar no mínimo 20% de sua renda anual para a aposentadoria, segundo explicou o planejador financeiro Jose V. Sanchez.

4. Comece a economizar para seus filhos

A partir do momento em que você desejar ter filhos, você deve passar a economizar uma determinada quantia por mês para cobrir este custo adicional. Gastos com roupas, fraldas, cuidados da criança, entre outros, entrarão na conta e você vai ter que lidar com eles.

5. Viva como se já estivesse aposentado

Se você se preocupa com o momento em que se aposentará, é interessante que você comece a viver com a quantia correspondente à da aposentadoria antes mesmo de parar de trabalhar.

A planejadora financeira Shannon McLay explica que uma boa forma de fazer isso é realizar pequenos ajustes em seu estilo de vida para conseguir reduzir o quanto gasta. Outra vantagem disso é que você pode economizar o restante da renda que não está utilizando.