Bolsas

Câmbio

Inimigos ou aliados? PT e PSDB fazem coligação para prefeito em 206 cidades

SÃO PAULO - O PT e o PSDB sempre foram considerados inimigos máximos um do outro, fato que saiu um pouco da esfera política nos últimos anos com a eleição de 2014 que colocou Aécio Neves e Dilma Rousseff frente a frente em uma das disputas mais acirradas de todos os tempos.

Apesar de evitarem levantar uma bandeira, pessoas foram às ruas criticar a petista desde sua reeleição e os tucanos aproveitaram para tentar ganhar força como oposição. Hoje, tucanos apontam para o PT como o partido que "afundou" o Brasil, enquanto os petistas chamam seus rivais de "golpistas" após o impeachment.

Mas o que pouca gente sabe é que nas eleições que serão disputadas no próximo domingo (2), os dois partidos são "parceiros" em pelo menos 206 municípios. E isto considerando apenas candidatos à prefeito. Destas, são 60 cidades em que o PSDB apoia um candidato petista para a prefeitura e 146 onde o PT apoia um candidato tucano.  O PT ainda aparece ao lado de 57 candidatos do DEM, que, em contrapartida, apoia 55 petistas que concorrem pelas prefeituras.

Só em São Paulo, por exemplo, são 7 municípios com coligações deste tipo, sendo todos para candidatos do PSDB que têm apoio do PT. A cidades de Adolfo aparece como a que mais tem esta união no estado, com 8 candidatos, sendo sete para vereador e um para prefeito. No total, são 44 candidatos tucanos com apoio do PT em São Paulo.

Já no Rio de Janeiro, coligações com os dois partidos aparecem em 41 casos, sendo que apenas no município de Barra do Piraí são 31 candidatos que fazem parte de coligações com PT e PSDB, todos para vereador. E isto se repete em praticamente todo o país. A maior coligação do Brasil ocorre em Governador Valadares, em Minas Gerais, onde o candidato do PSDB, André Luiz Coelho Merlo tem apoio de mais 23 partidos: PSDB, PRB, PP, PDT, PTB, PMDB, PSL, REDE, PSC, PPS, DEM, PSDC, PRTB, PR, PHS, PMN, PMB, PTC, PSB, PV, PPL, PSD, SD e PROS.

Se ampliarmos as coligações do PT com outros partidos que hoje são considerados "inimigos", o número é muito maior. Considerando apenas a união com PSDB, PMDB ou DEM, o total de municípios em que há alguma combinação petista com estes partidos chega a 1683 (sendo que em muitos lugares existem mais de um candidato dentro desta chapa): são  1136 cidades com coligações para prefeito e vereador,  474 com chapas só para prefeito e  73 só para vereador. Para conferir os dados das coligações em todo o país, clique aqui.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos