Brasileiro é viciado no smartphone? Veja números que mostram uso no país

SÃO PAULO – Oito em cada dez brasileiros possuem um smartphone, de acordo com o "Global Mobile Consumer Survey – GMCS 2016", uma pesquisa da Deloitte que mostra o grau de dependência que o brasileiro tem com o celular. E sse número revela um crescimento de 176% em relação a 2013.

O estudo contou com mais de 2 mil entrevistados de todas as regiões do país e mostra ainda que 37% dos brasileiros checam as mensagens em aplicativos como o WhatsApp no meio da noite e 28% de fato respondem. 

Dos participantes da pesquisa, 79% afirmam que aplicativos de mensagens instantâneas são os mais utilizados para se comunicarem. Sendo que chamadas por voz estão em quarto lugar na lista com 61%, uma queda considerável já que em 2013 o número chegava a 80%. Em segundo lugar aparecem as redes sociais, com 73% e em terceiro o e-mail, com 63%.

"A redução no uso do aparelho móvel para realizar chamadas de voz tradicionais é um fenômeno que vem sendo acompanhado de perto, e que causa certa preocupação entre as operadoras de telefonia", afirma Marcia Ogawa, sócia-líder para o atendimento à indústria de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte.

O uso cada vez mais comum dos aparelhos está se intensificando. De acordo com o estudo, 32% dos entrevistados afirmam que a primeira coisa que fazem ao acordar é olhar o celular e ao final do dia 48% checam o aparelho antes de dormir.

Além disso, a pesquisa revela que muitas pessoas se expõem a perigos mexendo nos celulares no dia a dia. Das pessoas que participaram da pesquisa 15% afirmam que costumam atravessar a rua interagindo com os smartphones. E outros 12% disseram que frequentemente usam o celular enquanto dirigem.

Outro dado considerável é de que 35% dos entrevistados fazem refeições em casa com o smartphone em mãos. Quando em restaurantes o número sofre uma leve queda: 32% usam o aparelho enquanto almoçam ou jantam.

"Depois do fenômeno dos videogames, que mudou hábitos de várias gerações, especialmente de jovens, as facilidades proporcionadas pelas tecnologias condensadas em um único smartphone estão transformando o dia a dia de incontáveis pessoas em todo o mundo", avalia Ogawa. "Cada vez mais o smartphone torna-se um hub não somente para uso pessoal, mas também para aplicações corporativas – o que converge para o fenômeno da transformação digital das empresas", diz.  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos