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6 dicas de como transformar a procrastinação em produtividade

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SÃO PAULO – Todo mundo já passou por aquele dia ruim no trabalho. É frustrante quando o horário do expediente acaba e sua lista de tarefas continua praticamente igual. O trabalho vai se acumulando e o dia seguinte se torna repleto de estresse. No final, você acaba deixando para depois as outras tarefas e quando vai perceber a semana acabou.

Recuperar o tempo perdido pode ser difícil, mas uma grande parte de como não procrastinar mais o seu dia é identificar a causa do problema e corrigi-lo. Apesar da chateação com o dia ruim, após uma reflexão é possível entender o que aconteceu para o resto da semana não ser afetado.

O site "Business Insider" elencou seis maneiras de dar uma reviravolta no dia perdido e trazer de volta a produtividade. Confira:

1. Descubra por que você está improdutivo

Normalmente, quando você está procrastinando tudo durante o dia, há uma razão. Talvez você não tenha dormido bem, não tenha almoçado ou você se distraiu com os colegas de trabalho, por exemplo.

Muitas vezes, o motivo exato é difícil de identificar, possivelmente porque é a junção de várias situações de estresse que atrapalham. Se conseguir identificar o que realmente atrasa você, é possível tomar medidas e diminuir as distrações ou outros itens que atrapalhem. 

2. Tomar medidas para minimizar as distrações

Se você trabalha em um escritório, pode fechar a porta e colocar um aviso. Se está em um trabalho online, bloqueie temporariamente o Facebook e outras redes sociais ou sites que tirem sua atenção. Às vezes, se concentrar na tarefa e colocar um fone de ouvido, diminuindo os ruídos, já ajuda.

3. Escolha uma tarefa simples para finalizar

Você precisa fazer com que as coisas andem de alguma forma, e a maneira mais fácil é finalizar uma tarefa. Quando o seu dia não está rendendo muito, remaneje o projeto mais complicado ou sensível para outro dia e, em vez disso, faça algo simples. Uma outra dica é fazer alguma tarefa física, como por exemplo organizar sua mesa, para que você entre em movimento. A partir disso começar a próxima tarefa será mais fácil.

4. Dê um tempo a si mesmo

Quando o trabalho não rende e a procrastinação parece estar guiando seu dia, tire um tempo para si mesmo, cerca de cinco minutos para beber um café ou uma água. E assim, quando voltar, foque em se concentrar novamente. Outra forma de administrar o trabalho é determinar o tempo que você deve cumprir cada tarefa, assim você se obriga a finalizá-la e a procrastinação vai ficando para trás.

5. Lembre-se de que é apenas um trabalho

Você ocupa uma posição importante no trabalho, é peça de uma máquina maior e precisa estar bem. Cuidar de si mesmo, incluindo as partes física e mental, é essencial para a produtividade diário no trabalho aumentar.

6. Avalie-se regularmente

A fim de evitar uma crise de estresse, você deve periodicamente refletir e avaliar sobre o que você vem fazendo. No início, comece a fazer esse exercício uma vez a cada hora, e vai começar a notar se está cansado, com fome, com sede ou distraído, por exemplo. Assim, atenda as suas necessidades e volte ao trabalho. Aos poucos, você vai criando o hábito de se cuidar, e com o tempo você reduz esse momento de reflexão do que está fazendo porque seu dia se torna automaticamente mais produtivo.

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