IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sell-off de 5%: Citi projeta day-after no mercado americano caso Trump vença eleições

04/11/2016 12h20

SÃO PAULO - Os efeitos imediatos e de mais longo prazo no mercado e na economia de uma eventual vitória do candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, foram projetados por analistas do Citi. Segundo eles, uma vitória de Trump poderia levar a um sell-off em Wall Street, com uma queda de até 5% do S&P 500. Eles também alertam para um crescimento mais lento ou mesmo uma recessão nos EUA. 

Segundo a última nota dos estrategistas de ações, os receios sobre uma eventual vitória de Trump no longo prazo são duplos: uma vitória dele aumenta as chances de crescimento lento da economia ou recessão com o comércio mais restrito e planos de cortes. "A incerteza sozinha poderia afetar a economia. O  crescimento global também pode ser impactado se a incerteza subir, o crescimento dos EUA será atingido se as condições financeiras apertarem", afirma. 

O estrategista-chefe de ativos, Tobias Levkovich, fala ainda sobre o efeito imediato no mercado de ações.  "Se Donald Trump vencer, esse resultado será  inesperado e, portanto, pode causar um salto no prêmio de risco de ações com repercussões negativas para o múltiplo P/E (preço sobre lucro). Acreditamos que uma vitória de Trump poderia desencadear um recuo de 3 a 5% no S&P 500 ", diz a nota do Citi.

Conforme ressalta a CNBC,  a maioria esmagadora dos comentaristas também vê a mesma trajetória para o S&P 500, com analistas no Barclays alertando que os mercados poderiam cair entre 11% e 13% no caso de uma vitória de Trump, em oposição a um salto de 2% a 3% se Hillary Clinton emergir como vitoriosa.

Porém, a CNBC citou um artigo do New York Times de Lawrence G. McDonald, da ACG Analytics, que sugeriu que, após um pânico colossal se Trump vencer, " o  rali de alívio será excelente." Segundo ele, a retórica é muito pior do que a hipótese real de implantação das políticas anti-globalização do republicano caso ele seja eleito.